Economia / Desenvolvimento
Suzano forma mais de 1 mil profissionais e transforma carreiras em Ribas do Rio Pardo
Parcerias com Senai e Senac abrem novas oportunidades em setores industrial, florestal, comercial e de serviços; histórias de vida revelam impacto da capacitação
18/09/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A chegada da Suzano a Ribas do Rio Pardo (MS) tem representado muito mais que um investimento industrial: está mudando trajetórias pessoais e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. Desde o início das operações, mais de 1 mil pessoas já foram capacitadas em cursos de qualificação profissional promovidos em parceria com o Senai e o Senac, ampliando a empregabilidade e fortalecendo a economia local.
A ex-comerciante Luciana Borges, 47 anos, é um exemplo dessa transformação. Mãe de três filhos, ela decidiu se reinventar ao participar do curso de Papel e Celulose em parceria com o Senai de Três Lagoas. Hoje, atua como auxiliar de operação na Linha de Fibras da Unidade Ribas do Rio Pardo.
“Foi um aprendizado equivalente a anos de experiência. Entrei sem nunca ter trabalhado na indústria e saí com conhecimento técnico e prático para atuar na operação”, relata.
Outra história é a da rio-pardense Tatielly Barbosa, 35 anos, que trabalhava no comércio e encontrou na formação técnica em Instrumentação um novo caminho de vida.
“Esse curso me deu um novo objetivo e me ajudou a superar um momento pessoal difícil. A Suzano chegou quando a cidade mais precisava desse crescimento”, destacou.
Já a jovem Giovana Batista Raimundo, 22 anos, planejava cursar Medicina Veterinária, mas optou por ingressar no setor florestal da Suzano. Após sete meses de treinamento, tornou-se operadora de máquinas florestais.
“Operar uma harvester não é fácil, mas é gratificante. Antigamente quase não se via mulher na colheita; hoje já é mais comum, e isso me motiva ainda mais”, afirma.
Desde o início do programa em Ribas do Rio Pardo:
772 profissionais foram formados nos eixos industrial e florestal, em áreas como Química, Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica, Operação de Máquinas Agrícolas e Manutenção de Sistemas;
235 pessoas concluíram 15 cursos de qualificação voltados para comércio e serviços.
Segundo Ângela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano, a qualificação é parte do DNA da empresa:
“Na Suzano, acreditamos que investir em qualificação profissional é investir no futuro das pessoas e no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Seguimos comprometidos em oferecer caminhos de crescimento profissional que gerem impacto positivo e fortaleçam a qualidade de vida na região.”
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais fabricantes de papéis da América Latina, com marcas como Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®. Presente em mais de 100 anos de história, a companhia atua em diversos continentes, com práticas voltadas à inovação e sustentabilidade. Mais informações em: suzano.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Investidores do Centro-Oeste impulsionam mercado imobiliário de luxo no litoral norte catarinense
Leia Mais
Bonito abre 9ª Feira Literária com prêmios a jovens escritores e programação até domingo
Leia Mais
Corrida do Pantanal abre inscrições para voluntários em evento que reunirá mais de 25 mil participantes
Leia Mais
Desembargadora Jaceguara Dantas é indicada pelo STF para compor o CNJ
Municípios