Saneamento Básico
Campo Grande amplia sistema de esgotamento sanitário e ganha 90 km de novas redes em 2025
Águas Guariroba instala 9.636 ligações domiciliares e reforça cobertura acima de 94% na Capital
29/12/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Águas Guariroba avançou de forma consistente na ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário de Campo Grande ao longo de 2025. No período, a concessionária implantou mais de 90 quilômetros de novas redes de esgoto, fortalecendo a infraestrutura urbana e ampliando o acesso da população a um serviço essencial para a saúde pública e a preservação ambiental.
Somente neste ano, foram 9.636 novas ligações domiciliares de esgoto, o que representa o atendimento direto a uma média estimada de 26.980 pessoas. Os números reforçam o compromisso com a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável da Capital.
Os investimentos realizados em 2025 integram um planejamento contínuo que tem consolidado Campo Grande como referência nacional em saneamento básico. A cidade já alcançou índices superiores a 94% de cobertura de esgoto, resultado de obras estruturantes, expansão de redes, ampliação da capacidade de tratamento e melhorias operacionais em todo o sistema.
Outro avanço relevante no ano foi a evolução das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Botas, empreendimento estratégico para o fortalecimento do sistema. Em fase final de implantação, a unidade ampliará a capacidade de tratamento, garantindo 600 milhões de litros de esgoto tratados por ano.
“Para a Águas Guariroba, a ampliação do serviço de esgoto vai além da infraestrutura. Trata-se de um investimento direto na qualidade de vida, na valorização imobiliária, na proteção dos recursos hídricos e na redução de impactos ambientais, contribuindo para uma cidade mais saudável e preparada para o futuro”, afirma o diretor-presidente Gabriel Buim.
A Águas Guariroba integra a Aegea Saneamento, presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Em Mato Grosso do Sul, a concessionária opera com concessão plena em Campo Grande (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto).
No interior do Estado, a Aegea está presente por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, levando coleta, afastamento e tratamento de esgoto a 68 municípios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Polícia do Paraguai encontra tornozeleira eletrônica de Silvinei Vasques em rodoviária
Leia Mais
Correios estudam abrir capital e contraem empréstimo de R$ 12 bilhões para reduzir déficits
Leia Mais
Primeira reunião sobre repasses à Santa Casa termina sem acordo no MPMS
Leia Mais
Bancos, shoppings e supermercados alteram horários para o Ano Novo em Campo Grande
Municípios