Infraestrutura / Desenvolvimento
Em Campo Grande, José Dirceu pede reativação da ferrovia Malha Oeste em MS
Ex-ministro defende que linha férrea fortalece a Rota Bioceânica e reduz custos logísticos para o Estado
15/08/2025
21:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-ministro José Dirceu (PT) defendeu nesta sexta-feira (15), em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, a reativação da Malha Oeste, ferrovia que liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS). Segundo ele, a retomada do trecho é estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, reduzindo custos logísticos, fortalecendo a Rota Bioceânica e ampliando o escoamento da produção do Estado.
O debate foi proposto pela vereadora Luiza Ribeiro (PT) e contou com a presença de sindicalistas, diplomatas e parlamentares estaduais e federais.
Durante sua fala, o ex-ministro destacou a importância da ferrovia para ampliar a competitividade do Brasil no comércio internacional:
“A Ásia é um dos mercados mais promissores do mundo. São três bilhões de pessoas que podem receber nossos produtos”, afirmou.
Dirceu também ressaltou que BNDES e Fonplata podem financiar a obra e que projetos dessa magnitude devem ter infraestrutura garantida pelo poder público, com a iniciativa privada responsável pela operação.
Zeca do PT reforçou que a viabilidade da ferrovia depende do volume de cargas transportadas.
O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) prometeu articular em Brasília, defendendo a importância do transporte ferroviário para o escoamento do minério de Corumbá.
O sindicalista Roberval Duarte Placce, do Sindicato dos Ferroviários da Noroeste do Brasil, lembrou que atualmente apenas 70 km da ferrovia estão ativos, com menos de 150 ferroviários trabalhando.
Com 1.973 km de extensão, a ferrovia é administrada pela concessionária Rumo, mas segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a infraestrutura está depreciada.
O TCU (Tribunal de Contas da União) rejeitou a repactuação pedida pela empresa.
Abre-se, assim, caminho para a relicitação da concessão, tema que já vem sendo discutido pelos governadores de Mato Grosso do Sul e São Paulo em Brasília.
A reativação da Malha Oeste é vista como fundamental para integrar o Brasil à Rota Bioceânica, que ligará o Estado ao Chile, permitindo acesso direto aos portos do Pacífico e ao mercado asiático.
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