Educação / Servidor Público
FETEMS e sindicatos promovem mobilização para cobrar concurso público para a Educação em MS
Ato reúne trabalhadores da rede estadual nesta quarta-feira (23) em defesa da valorização profissional e do fortalecimento da escola pública
22/10/2025
11:15
DA REDAÇÃO
A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) e seus 74 sindicatos filiados realizam nesta quarta-feira (23) uma mobilização estadual em defesa da valorização profissional e pela realização imediata de concurso público para a Educação em Mato Grosso do Sul.
O movimento busca pressionar o Governo do Estado a abrir novas vagas efetivas para professoras, professores, administrativos e administrativas da rede estadual, garantindo estabilidade, reconhecimento e fortalecimento do quadro de servidores da educação pública.
A programação começou às 8h30, com concentração na Assembleia Legislativa, onde representantes da FETEMS utilizaram a Tribuna e protocolaram um abaixo-assinado com milhares de assinaturas da categoria e da sociedade civil.
Às 11h, o grupo realiza um ato na Secretaria de Estado de Educação (SED), e no período da tarde, segue para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), onde também será entregue o documento.
O abaixo-assinado reivindica a realização urgente de concursos públicos como medida essencial para fortalecer a carreira docente e administrativa, garantir a continuidade pedagógica e assegurar o direito à educação pública de qualidade no Estado.
Para a presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, o movimento representa a união e a força da categoria na defesa da educação e da valorização profissional:
“Essa é uma mobilização construída coletivamente por professoras, professores, administrativas e administrativos. O concurso público é uma ferramenta essencial de valorização profissional e fortalecimento da carreira, porque garante ingresso justo, estabilidade e reconhecimento de quem faz a escola pública acontecer todos os dias. Estamos unidos para cobrar o que é de direito: valorização e respeito à Educação pública de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
A FETEMS destaca que a realização de concursos públicos é condição fundamental para o fortalecimento da rede estadual de ensino, permitindo renovação de quadros, continuidade pedagógica e reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras que constroem diariamente a Educação pública sul-mato-grossense.
Serviço
O que: Mobilização estadual em defesa do concurso público da Educação
Quando: Quarta-feira, 23 de outubro
Horários:
8h30 (Assembleia Legislativa)
11h (Secretaria de Estado de Educação)
Tarde (Ministério Público de MS)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Relação de Fux com colegas da 1ª Turma do STF estava “insustentável”, avaliam ministros após voto divergente em julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Dracco desmantela grupo familiar de frigorífico que sonegou R$ 779 milhões em MS e PR
Leia Mais
Outubro Verde: mitos e verdades sobre a sífilis
Leia Mais
Roberto Hashioka solicita à Anatel melhorias no sinal de telefonia em Guassulândia
Municípios