Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados abre campanha Agosto Lilás e reforça avanços no enfrentamento à violência contra a mulher
Evento marca 19 anos da Lei Maria da Penha e reúne autoridades para fortalecer prevenção e atendimento às vítimas
08/08/2025
07:20
DA REDAÇÃO
Prefeito Marçal Filho cita avanços no combate a violência contra a mulher em Dourados e fala sobre novas ações neste sentido ©A. Frota
A Prefeitura de Dourados (MS) lançou, na manhã desta sexta-feira (8), a campanha Agosto Lilás, com solenidade no Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica – Viva Mulher. A ação, que celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha, reuniu representantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social, OAB, Defensoria Pública, forças de segurança e profissionais da saúde.
O encontro contou com dinâmicas, apresentações culturais e espaços de diálogo, destacando avanços nas políticas públicas de proteção às mulheres no município.
O prefeito Marçal Filho ressaltou que, apesar dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso do Sul, Dourados tem atuado fortemente na prevenção e combate à violência doméstica.
“Toda ação voltada à proteção da mulher é um passo a mais na diminuição desse tipo de crime. Implantamos a Patrulha Maria da Penha, que, em apenas um mês, já mostra resultados significativos”, afirmou o prefeito.
Marçal também anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica para denúncias silenciosas, via aplicativo de celular, permitindo que vítimas peçam ajuda sem que o agressor perceba.
A primeira-dama Patrícia Leite destacou o histórico de ações de Marçal Filho em defesa das mulheres, citando leis de sua autoria enquanto deputado estadual, como a que garante igualdade salarial entre homens e mulheres e a que obriga síndicos a denunciarem casos de violência doméstica.
A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, reforçou que o Agosto Lilás é um momento de mobilização e ação conjunta.
“A violência contra a mulher é um grave problema social que precisa ser enfrentado com responsabilidade e união de toda a sociedade. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento ou suporte”, disse.
Shirley revelou que, apenas no primeiro semestre de 2025, o Viva Mulher realizou 829 atendimentos, beneficiando mais de 300 mulheres com acolhimento e apoio especializado.
O Viva Mulher, mantido pela Prefeitura de Dourados, funciona na Rua Hyran Pereira de Matos, 1520, Vila Mary, com atendimentos agendados pelos telefones (67) 2222-1852 e (67) 9.8163-0019.
Durante o mês, a Coordenadoria da Mulher promoverá palestras em escolas, blitz educativas em empresas e ações de conscientização para fortalecer o trabalho integrado da rede de proteção.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hugo Motta anuncia votação de projetos para proteger crianças em redes sociais após denúncia sobre “adultização”
Leia Mais
‘Pacote da Impunidade’ propõe aval da Câmara para abertura de inquéritos; STF classifica medida como inconstitucional
Leia Mais
Campo Grande terá Centro de Atendimento à Criança vítima de violência com investimento de R$ 10 milhões
Leia Mais
Motiva Pantanal executa manutenção preventiva e obras na BR-163/MS nesta segunda-feira (11)
Municípios