Educação / Cidadania
Gleice Jane celebra 20 anos da UFGD e destaca papel da universidade na construção da democracia e da inclusão social
Deputada relembra luta estudantil por sua criação e exalta impacto regional da instituição, que já formou mais de 13 mil profissionais
05/08/2025
21:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta terça-feira (8), a deputada estadual Gleice Jane (PT) prestou uma homenagem emocionada aos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), destacando a importância da instituição para o desenvolvimento educacional, social e democrático de Mato Grosso do Sul. Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, a parlamentar enalteceu o papel da universidade como instrumento de transformação coletiva.
“A UFGD é uma conquista do povo sul-mato-grossense”
Em seu discurso, Gleice Jane leu uma moção de congratulação à universidade, ressaltando que a UFGD é resultado de uma demanda histórica dos movimentos estudantis e sociais, atendida no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A universidade nasceu de um pedido feito ao presidente por uma jovem estudante. Tive o privilégio de acompanhar esse processo desde os primeiros atos de reivindicação em Dourados”, afirmou a deputada.
Ela também homenageou os ex-deputados estaduais João Grandão e Laerte Tetila, reconhecendo o protagonismo político local na fundação da instituição.
Educação para inclusão, sustentabilidade e justiça social
Segundo Gleice, a UFGD projeta os próximos 20 anos inspirada pelo conceito ancestral da “terra sem males”, dos povos Guarani e Kaiowá, guiando-se por princípios de inclusão, sustentabilidade e justiça social.
“A universidade projeta-se para as transformações tecnológicas, climáticas e econômicas, mantendo firme o propósito de construir, junto às comunidades, um futuro mais justo.”
UFGD em números: duas décadas de expansão e diversidade
Criada oficialmente em 29 de julho de 2005, pela Lei Federal nº 11.153, a UFGD se originou do antigo CEUD (Centro Universitário de Dourados) e, desde então, vem se consolidando como referência em educação pública e de qualidade no interior do Brasil. Os avanços incluem:
Cursos de graduação: de 12 para 40
Programas de pós-graduação: de 4 para 39 (25 mestrados e 14 doutorados)
Estudantes: de 1.200 para mais de 8.000
Docentes: 620
Servidores técnico-administrativos: mais de 900
Profissionais formados: mais de 13 mil
Estudantes indígenas formados: 550 (sendo 400 pela FAIND – Faculdade Intercultural Indígena)
Títulos concedidos: mais de 3.500 mestres e 750 doutores
A universidade atua em 34 municípios da região sul-mato-grossense, com 12 unidades acadêmicas, reforçando seu compromisso com a interiorização do ensino superior, a equidade racial e de gênero, e a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
Referência nacional em ensino, pesquisa e extensão
Além de seu papel educacional, a UFGD promove extensa atuação comunitária, por meio de projetos de extensão, pesquisa aplicada, inovação e produção científica, impactando diretamente a geração de emprego, renda e cidadania.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios