Educação / Cidadania
Gleice Jane celebra 20 anos da UFGD e destaca papel da universidade na construção da democracia e da inclusão social
Deputada relembra luta estudantil por sua criação e exalta impacto regional da instituição, que já formou mais de 13 mil profissionais
05/08/2025
21:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta terça-feira (8), a deputada estadual Gleice Jane (PT) prestou uma homenagem emocionada aos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), destacando a importância da instituição para o desenvolvimento educacional, social e democrático de Mato Grosso do Sul. Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, a parlamentar enalteceu o papel da universidade como instrumento de transformação coletiva.
“A UFGD é uma conquista do povo sul-mato-grossense”
Em seu discurso, Gleice Jane leu uma moção de congratulação à universidade, ressaltando que a UFGD é resultado de uma demanda histórica dos movimentos estudantis e sociais, atendida no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A universidade nasceu de um pedido feito ao presidente por uma jovem estudante. Tive o privilégio de acompanhar esse processo desde os primeiros atos de reivindicação em Dourados”, afirmou a deputada.
Ela também homenageou os ex-deputados estaduais João Grandão e Laerte Tetila, reconhecendo o protagonismo político local na fundação da instituição.
Educação para inclusão, sustentabilidade e justiça social
Segundo Gleice, a UFGD projeta os próximos 20 anos inspirada pelo conceito ancestral da “terra sem males”, dos povos Guarani e Kaiowá, guiando-se por princípios de inclusão, sustentabilidade e justiça social.
“A universidade projeta-se para as transformações tecnológicas, climáticas e econômicas, mantendo firme o propósito de construir, junto às comunidades, um futuro mais justo.”
UFGD em números: duas décadas de expansão e diversidade
Criada oficialmente em 29 de julho de 2005, pela Lei Federal nº 11.153, a UFGD se originou do antigo CEUD (Centro Universitário de Dourados) e, desde então, vem se consolidando como referência em educação pública e de qualidade no interior do Brasil. Os avanços incluem:
Cursos de graduação: de 12 para 40
Programas de pós-graduação: de 4 para 39 (25 mestrados e 14 doutorados)
Estudantes: de 1.200 para mais de 8.000
Docentes: 620
Servidores técnico-administrativos: mais de 900
Profissionais formados: mais de 13 mil
Estudantes indígenas formados: 550 (sendo 400 pela FAIND – Faculdade Intercultural Indígena)
Títulos concedidos: mais de 3.500 mestres e 750 doutores
A universidade atua em 34 municípios da região sul-mato-grossense, com 12 unidades acadêmicas, reforçando seu compromisso com a interiorização do ensino superior, a equidade racial e de gênero, e a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
Referência nacional em ensino, pesquisa e extensão
Além de seu papel educacional, a UFGD promove extensa atuação comunitária, por meio de projetos de extensão, pesquisa aplicada, inovação e produção científica, impactando diretamente a geração de emprego, renda e cidadania.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes libera visitas de familiares a Bolsonaro em prisão domiciliar
Leia Mais
Alcolumbre e Motta reagem à ocupação do Congresso por bolsonaristas e cobram solução negociada
Leia Mais
Rodolfo Nogueira ocupa plenário da Câmara em ato por anistia e impeachment de Alexandre de Moraes
Leia Mais
Vizinhos se mobilizam para expulsar Jair Bolsonaro de condomínio em Brasília
Municípios