Política / Partidos
Contar confirma pré-candidatura ao Senado em 2026 e comenta ausência em evento do PL com Azambuja
Ex-deputado sul-mato-grossense não descarta filiação ao PL, mas também avalia Republicanos, PP e Novo; Valdemar reforça que decisões seguem nas mãos de Bolsonaro
22/09/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) confirmou neste domingo (22) que será candidato ao Senado em 2026, embora ainda não tenha definido por qual partido disputará. Ele comentou sua ausência no evento de filiação do ex-governador Reinaldo Azambuja ao PL, realizado em Campo Grande, que oficializou o tucano como nome da sigla para a disputa da vaga no Senado.
“Meu nome está à disposição para disputar o Senado em 2026. O partido ainda não decidi, mas pode ser PL, Republicanos, PP ou Novo. Realmente, não fui ao evento de filiação do Reinaldo por entender que ali foi uma grande reunião do seu grupo e de seus apoiadores”, declarou Contar.
Durante o ato de filiação, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, destacou que as decisões da sigla para as eleições de 2026 seguem sob a influência direta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL):
“Eu não tenho preferência. Quem o Bolsonaro escolher, o partido vai apoiar, pois quem é dono dos votos é o Bolsonaro.”
Com Azambuja já lançado pelo PL, Contar poderia ser o segundo nome da legenda na disputa, caso confirme sua filiação.
A chegada do ex-governador ao PL gerou resistência dentro do próprio partido em Mato Grosso do Sul. Os deputados federais Marcos Pollon (PL-MS) e João Henrique Catan (PL-MS) também não compareceram ao evento.
Pollon, crítico declarado da aproximação entre PL e PSDB, chegou a afirmar nas redes sociais:
“Entregaram o PL para a porcaria do PSDB. Canalhas! Não vou admitir uso eleitoreiro numa situação desesperadora como essa.”
Já Catan, identificado como um dos expoentes da ala conservadora do partido, reforçou sua posição de independência política:
“A direita verdadeira se constrói com coragem, enfrentamento e valores. A velha política tenta nos engolir, mas sempre nos mantivemos firmes. Não precisamos estar em todos os palanques para mostrar a nossa força.”
A definição das candidaturas ao Senado em Mato Grosso do Sul promete intensificar as divisões internas da direita. Enquanto Azambuja surge como aposta oficial do PL, Contar mantém seu nome em evidência e pode atrair apoio da ala bolsonarista descontente com a filiação do ex-tucano.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Leia Mais
Motiva Pantanal realiza obras e serviços de manutenção na BR-163/MS nesta segunda-feira (22)
Leia Mais
Últimos dias para inscrições na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025
Municípios