Energia / Consumidor
Onze municípios de MS participam da pesquisa nacional de satisfação da ANEEL em 2025
Levantamento do IASC será aplicado em Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí e outras oito cidades; resultado orienta melhorias no setor elétrico e premiação das distribuidoras
22/09/2025
07:15
CONCEN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou em 1º de setembro a edição 2025 do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), pesquisa nacional que mede a percepção da população sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica. O estudo será realizado até 30 de novembro, com 28.958 entrevistas presenciais em 636 municípios de todas as regiões do país.
O IASC investiga aspectos como:
Qualidade no fornecimento de energia elétrica
Atendimento ao cliente
Clareza e transparência das informações prestadas
Nível de confiança dos consumidores nas distribuidoras
Considerada a principal ferramenta da ANEEL para ouvir a sociedade, a pesquisa orienta ações de regulação, fiscalização e melhorias no setor elétrico.
Em 2025, 11 municípios sul-mato-grossenses foram sorteados para receber os pesquisadores da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa, contratada pela ANEEL:
Região Norte: Corumbá e Coxim
Região Sul: Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti
Região Central: Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia
A amostra busca refletir a diversidade regional, contemplando municípios de diferentes portes e perfis socioeconômicos, assegurando a representatividade dos consumidores atendidos pela Energisa MS.
Além de subsidiar melhorias no relacionamento entre concessionárias e clientes, os resultados definem as distribuidoras mais bem avaliadas, que recebem o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor e o direito de utilizar o Selo de Qualidade em suas comunicações institucionais.
A presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, reforçou a importância da participação da população:
“Consumidor, a sua colaboração é muito importante. Caso seja abordado, pedimos que receba os pesquisadores e responda com sinceridade, pois suas respostas contribuirão diretamente para o aprimoramento dos serviços prestados pela concessionária.”
Ela destacou ainda que, por segurança, todos os entrevistadores estarão identificados. Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a ANEEL pelo telefone 167.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prisão e julgamento de Bolsonaro tensionam direita e colocam STF no centro do debate eleitoral de 2026
Leia Mais
Pentágono exige aprovação prévia de reportagens e gera críticas por ataque à liberdade de imprensa
Leia Mais
Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de setembro nesta segunda-feira (22)
Leia Mais
MS tem concursos com salários de até R$ 10,7 mil em diversas áreas
Municípios