Campo Grande (MS), Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025

Energia / Consumidor

Onze municípios de MS participam da pesquisa nacional de satisfação da ANEEL em 2025

Levantamento do IASC será aplicado em Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí e outras oito cidades; resultado orienta melhorias no setor elétrico e premiação das distribuidoras

22/09/2025

07:15

CONCEN

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou em 1º de setembro a edição 2025 do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), pesquisa nacional que mede a percepção da população sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica. O estudo será realizado até 30 de novembro, com 28.958 entrevistas presenciais em 636 municípios de todas as regiões do país.

O que a pesquisa avalia

O IASC investiga aspectos como:

  • Qualidade no fornecimento de energia elétrica

  • Atendimento ao cliente

  • Clareza e transparência das informações prestadas

  • Nível de confiança dos consumidores nas distribuidoras

Considerada a principal ferramenta da ANEEL para ouvir a sociedade, a pesquisa orienta ações de regulação, fiscalização e melhorias no setor elétrico.

Mato Grosso do Sul na pesquisa

Em 2025, 11 municípios sul-mato-grossenses foram sorteados para receber os pesquisadores da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa, contratada pela ANEEL:

  • Região Norte: Corumbá e Coxim

  • Região Sul: Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti

  • Região Central: Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia

A amostra busca refletir a diversidade regional, contemplando municípios de diferentes portes e perfis socioeconômicos, assegurando a representatividade dos consumidores atendidos pela Energisa MS.

Reconhecimento às distribuidoras

Além de subsidiar melhorias no relacionamento entre concessionárias e clientes, os resultados definem as distribuidoras mais bem avaliadas, que recebem o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor e o direito de utilizar o Selo de Qualidade em suas comunicações institucionais.

Orientação ao consumidor

A presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, reforçou a importância da participação da população:

“Consumidor, a sua colaboração é muito importante. Caso seja abordado, pedimos que receba os pesquisadores e responda com sinceridade, pois suas respostas contribuirão diretamente para o aprimoramento dos serviços prestados pela concessionária.”

Ela destacou ainda que, por segurança, todos os entrevistadores estarão identificados. Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a ANEEL pelo telefone 167.


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