Política / Partidos
Vander Loubet e Pedro Kemp vencem eleições internas do PT em Mato Grosso do Sul
Deputado federal comandará diretório estadual e deputado estadual liderará o municipal; foco é fortalecer base para reeleição de Lula
08/07/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste fim de semana o Processo de Eleição Direta (PED 2025) em todo o Brasil, escolhendo seus novos dirigentes para os próximos quatro anos. Em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet foi eleito presidente do diretório estadual, enquanto o deputado estadual Pedro Kemp assumirá o comando do diretório municipal de Campo Grande.
A nova direção do partido assume o desafio de fortalecer a organização interna e ampliar alianças políticas de olho na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. A posse dos eleitos está marcada para o dia 14 de setembro.
Em entrevista após o resultado, Vander Loubet afirmou que seu foco será trabalhar por uma frente ampla em MS, mas aguarda a definição do governador Eduardo Riedel (PSDB) sobre sua permanência ou não no atual projeto nacional. A decisão influenciará se o PT permanecerá na base estadual ou lançará candidatura própria.
“Se a Simone [Tebet] tiver uma boa condição, com melhor pesquisa, não cabe minha candidatura e a dela. O presidente Lula precisa ter um senador em MS, seja eu, seja ela”, declarou Vander.
Loubet também afirmou que quer dialogar com a ministra do Orçamento, Simone Tebet, e reforçar o convite ao ex-deputado federal Fábio Trad para se engajar na militância petista.
Pedro Kemp, que assumirá a presidência do PT em Campo Grande, destacou como prioridade a reconexão com os filiados, a melhoria da comunicação entre os diretórios municipais, estadual e nacional e a promoção de formação política, em parceria com o Instituto Perseu Abramo.
“Buscamos entendimento entre todas as tendências do partido. A unidade será fundamental para enfrentar os desafios de 2026”, afirmou Kemp.
Além dos novos presidentes, o PED 2025 promoveu a renovação dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias, bem como dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética. A nova composição ficará à frente da legenda até 2029.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Leia Mais
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública digital para planejar próximos anos da instituição
Leia Mais
Zé Teixeira propõe obras de infraestrutura em Dourados e centro para idosos em Ivinhema
Municípios