Infraestrutura / Mobilidade
Após morte de criança, Motiva se reúne com deputados para discutir urgência nas obras da BR-163
Rodovia volta a ser chamada de “Rodovia da Morte” após nova tragédia em Campo Grande; reunião busca respostas da concessionária
26/06/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Uma tragédia na BR-163, em Campo Grande, reacendeu o debate sobre a insegurança na principal rodovia de Mato Grosso do Sul. Uma criança de 9 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (25) após um grave acidente entre um Chevrolet Tracker e uma carreta na região do bairro Colúmbia. A vítima estava acompanhada da irmã gêmea, dos pais e da mãe, que permanecem internados em estado que inspira cuidados. A segunda criança segue hospitalizada.
A colisão reacende as críticas à BR-163, mais uma vez apelidada de “Rodovia da Morte”. Em resposta, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, nesta quinta-feira (26), uma reunião com a Motiva, empresa que assumiu a concessão da rodovia após vencer o leilão de repactuação realizado em maio.
O presidente da Comissão Temporária de Acompanhamento da Concessão da BR-163, deputado Junior Mochi (MDB), afirmou que as intervenções não podem mais ser adiadas:
“As obras emergenciais precisam começar agora, neste segundo semestre. Esperar mais um ou dois anos para agir nos trechos críticos é inadmissível”, disse Mochi.
O deputado Hashioka (União Brasil) também demonstrou desconfiança quanto ao compromisso da Motiva com a segurança viária:
“CCR, agora Motiva, age com anuência da ANTT e do Ministério dos Transportes. A repactuação aprovada pelo TCU permitiu essa postura distante. Isso tem gerado uma sucessão de frustrações.”
Em nota, a CCR MSVia, do Grupo Motiva, informou que a mobilização para início das obras já começou neste mês de junho, com contratação de fornecedores, emissão de licenças e mobilização logística. As intervenções estão previstas para iniciar em julho, com foco em duplicações, faixas adicionais, retornos e implantação de marginais.
As cidades contempladas no primeiro ano são:
Campo Grande
Anhanduí
Jaraguari
Bandeirantes
São Gabriel do Oeste
Rio Verde de Mato Grosso
Coxim
Mundo Novo
Itaquiraí
Naviraí
Entre os serviços confirmados, destacam-se:
Duplicações de pista
Faixas adicionais
Novos acessos e retornos
Marginais
Ponto de Parada e Descanso (PPD)
O plano prevê investimento de R$ 500 milhões já no primeiro ano, sendo R$ 130 milhões dedicados à recuperação do pavimento. O total previsto em toda a concessão é superior a R$ 9,5 bilhões.
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