Arte / Cultura
Projeto “De Ponto a Ponto” leva arte gratuita e roda de conversa ao bairro Nova Aquidauana neste sábado (3)
Iniciativa do Circo do Mato integra circuito estadual de Pontos de Cultura com apoio da Lei Paulo Gustavo
30/04/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O bairro Nova Aquidauana será palco de cultura, diálogo e celebração artística neste sábado, 3 de maio, com a chegada do projeto “De Ponto a Ponto”, realizado pelo grupo Circo do Mato. A programação acontece de forma gratuita, no Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Rua Antônio Graça, s/n), com vivência e roda de conversa às 9h e apresentação do espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias” às 15h30, com intérprete de Libras.
A ação faz parte de um circuito itinerante que percorre cinco Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul, promovendo trocas artísticas e formação cultural. Após passar por Campo Grande e Ponta Porã, a trupe segue agora para Aquidauana, antes de seguir viagem para Corumbá e Ivinhema.
Segundo os coordenadores do projeto, Laila Pulchério e Mauro Guimarães, o objetivo vai além do espetáculo. A proposta é conectar memórias, identidades locais e saberes tradicionais, fortalecendo a rede dos Pontos de Cultura em Mato Grosso do Sul.
“A roda de conversa e as vivências com o público e o coletivo local permitem que a gente fortaleça memórias, saberes tradicionais e a própria identidade cultural dos pontos de cultura”, afirma Laila.
Para o artista Yago Garcia, o projeto cumpre um papel essencial de descentralização da arte:
“Esse projeto nos permite alcançar públicos que muitas vezes são esquecidos. Isso fortalece os Pontos de Cultura e mostra a potência cultural do nosso estado”, disse.
O Sapicuá Pantaneiro é um Ponto de Cultura ativo no bairro Nova Aquidauana. Para a coordenadora Claudia de Medeiros, integrar o projeto é uma oportunidade de renovar as conexões culturais e dar visibilidade à arte comunitária:
“Seguimos como um espaço onde a arte é vivida como ferramenta de reflexão, aprendizado e transformação. Receber o Circo do Mato é somar forças”, destacou.
Criado em 2004 pelo Programa Cultura Viva, e oficializado pela Lei nº 13.018/2014, os Pontos de Cultura retomam protagonismo com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. O projeto “De Ponto a Ponto” é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) com apoio do Ministério da Cultura, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado.
Projeto “De Ponto a Ponto” – Circo do Mato em Aquidauana
📍 Local: Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Rua Antônio Graça, s/n – Nova Aquidauana)
📆 Data: Sábado, 3 de maio
🕘 9h – Vivência e Roda de Conversa
🎭 15h30 – Espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias”
🎟 Entrada gratuita | Classificação livre | Intérprete de Libras
📲 Informações: @circodomato
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Profissional do Humap-UFMS e outros da Rede Ebserh falam sobre doenças inflamatórias intestinais
Leia Mais
CAIXA contrata 469 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em MS com investimento de R$ 61,8 milhões
Leia Mais
Aprovado Vale da Celulose: deputado Antonio Vaz relata projeto que reconhece polo econômico da celulose em MS
Leia Mais
Caseiro confessa assassinato de patrão em Deodápolis e alega legítima defesa
Municípios