Arte / Cultura
Projeto “De Ponto a Ponto” leva arte gratuita e roda de conversa ao bairro Nova Aquidauana neste sábado (3)
Iniciativa do Circo do Mato integra circuito estadual de Pontos de Cultura com apoio da Lei Paulo Gustavo
30/04/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O bairro Nova Aquidauana será palco de cultura, diálogo e celebração artística neste sábado, 3 de maio, com a chegada do projeto “De Ponto a Ponto”, realizado pelo grupo Circo do Mato. A programação acontece de forma gratuita, no Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Rua Antônio Graça, s/n), com vivência e roda de conversa às 9h e apresentação do espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias” às 15h30, com intérprete de Libras.
A ação faz parte de um circuito itinerante que percorre cinco Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul, promovendo trocas artísticas e formação cultural. Após passar por Campo Grande e Ponta Porã, a trupe segue agora para Aquidauana, antes de seguir viagem para Corumbá e Ivinhema.
Segundo os coordenadores do projeto, Laila Pulchério e Mauro Guimarães, o objetivo vai além do espetáculo. A proposta é conectar memórias, identidades locais e saberes tradicionais, fortalecendo a rede dos Pontos de Cultura em Mato Grosso do Sul.
“A roda de conversa e as vivências com o público e o coletivo local permitem que a gente fortaleça memórias, saberes tradicionais e a própria identidade cultural dos pontos de cultura”, afirma Laila.
Para o artista Yago Garcia, o projeto cumpre um papel essencial de descentralização da arte:
“Esse projeto nos permite alcançar públicos que muitas vezes são esquecidos. Isso fortalece os Pontos de Cultura e mostra a potência cultural do nosso estado”, disse.
O Sapicuá Pantaneiro é um Ponto de Cultura ativo no bairro Nova Aquidauana. Para a coordenadora Claudia de Medeiros, integrar o projeto é uma oportunidade de renovar as conexões culturais e dar visibilidade à arte comunitária:
“Seguimos como um espaço onde a arte é vivida como ferramenta de reflexão, aprendizado e transformação. Receber o Circo do Mato é somar forças”, destacou.
Criado em 2004 pelo Programa Cultura Viva, e oficializado pela Lei nº 13.018/2014, os Pontos de Cultura retomam protagonismo com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. O projeto “De Ponto a Ponto” é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) com apoio do Ministério da Cultura, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado.
Projeto “De Ponto a Ponto” – Circo do Mato em Aquidauana
📍 Local: Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Rua Antônio Graça, s/n – Nova Aquidauana)
📆 Data: Sábado, 3 de maio
🕘 9h – Vivência e Roda de Conversa
🎭 15h30 – Espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias”
🎟 Entrada gratuita | Classificação livre | Intérprete de Libras
📲 Informações: @circodomato
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara amplia prazo para regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira por mais 15 anos
Leia Mais
Entidades repudiam retirada da imprensa do plenário da Câmara e cobram explicações de Hugo Motta
Leia Mais
CNJ mantém afastamento e abre PADs contra desembargadores do TJMS por suspeita de venda de sentenças
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.949 e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Municípios