Chá Acadêmico
Com Secchin, ASL realizou mais um evento literário de sucesso
Evento da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras contou com música, artes visuais e reflexões críticas de um dos maiores nomes da ABL
29/03/2025
10:30
EDSON MORAES
©Marcos Vollkopf
Desde agosto de 2004 o carioca Antonio Carlos Secchin é o titular da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Aos 72 anos, sua trajetória tem lugar de excelência na galeria dos grandes autores literários brasileiros. Escritor, poeta, ensaísta, crítico e professor, assina obras que não podem faltar às melhores bibliotecas.
Sua vasta e profunda coleção autoral percorre obras críticas e ensaios (“João Cabral: a Poesia do Menos”, “Duas Cidades”, “Poesia e Desordem”, “Cruz e Sousa, o Desterro do Corpo”, “Um Mar à Margem: o Motivo Marinho na Poesia Brasileira do Romantismo”, “João Cabral: uma Fala só Lâmina”); poesia (“A Ilha”, “ Ária de Estação “, “Todos os Ventos”, “50 Poemas Escolhidos”, “Eus & Outras”); ficção; participação em antologias e artigos.
Leitor e pesquisador dos grandes nomes da literatura, entre os quais Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto, aos quais dedicou alguns de seus livros, Secchin esteve em Campo Grande na quinta-feira, 27, a convite da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). Era para uma palestra do Chá Acadêmico promovido pela academia, com o tema “Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque”. O acontecimento abriu a programação anual do Projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, em parceria com a Universidade Federal (UFMS) e a Confraria Sociartista.
INICIATIVA IMPORTANTE - Secchin destacou o alcance de iniciativas como o Chá Acadêmico e elogiou os colegas imortais sul-mato-grossenses pelo interesse em ampliar e estreitar cada vez mais a instituição e o conjunto da sociedade. Depois de frisar que a ABL percorre a trilha de popularização da literatura, elegendo autores de segmentos até então fora do colegiado, como os indígenas e os afrodescendentes, disse que a ASL cumpre papel importantíssimo neste contexto.
Na entrevista à ASL, Secchin enfatizou suas abordagens sobre as semelhanças e diferenças entre João Cabral de Melo Neto e de um quase antagonismo histórico entre os modernistas Mário de Andrade e Cecília Meireles. “Estudei dois poetas que seriam quase opostos e são duas de minhas especialidades. Percebi que o João Cabral não gostava muito da Cecília, apesar de, curiosamente, terem alguns pontos de afinidade, como o apego à literatura espanhola. Cecília também não escrevia sonetos, de formas fixas, Cabral também evitava”, salientou.
Ele também descreveu resumidamente algumas incursões por obras de escritores de influências e escolas variadas, citando além de Melo Neto e da “lírica” Cecília Meireles outras expressões da literatura brasileira, entre as quais Manoel de Barros. Na palestra, Secchin fez instigante passeio no território romântico e provocativo de “Iracema”, a obra imortal de José de Alencar, que suscitou, inclusive, versões desidealizadas.
Uma destas desidealizações é a canção “Iracema Voou”, de Chico Buarque, que diz: Iracema voou para a América/Leva roupa de lã e anda lépida/Vê um filme de quando em vez/Não domina o idioma inglês/Lava chão numa casa de chá/Tem saído ao luar com um mímico/Ambiciona estudar canto lírico /Não dá mole pra polícia/Se puder, vai ficando por lá/Tem saudade do Ceará, mas não muita/Uns dias, afoita, me liga a cobrar:
-- É Iracema da América”
Quem foi à sede da ASL participar do evento saboreou excelentes opções artísticas e culturais. Na entrada, os artistas visuais Lúcia Monte Serrate realizavam suas pinturas ao vivo pelo Projeto “Arte na Academia”. No auditório, outro projeto, o “Música Erudita e suas Fronteiras”, oferecia ao público as aplaudidas performances do músico Pieter Rahmeier e do intérprete Pedro Vicente. O presidente da ASL, Henrique Medeiros, disse que o sucesso daquela noite se deve aos acadêmicos da ASL, “que não mediram esforços para garantir mais esta oferta de cultura à sociedade”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre idoso agredido e queimado pelo próprio filho em Naviraí
Leia Mais
Câmara aprova criação de corredor comercial no Jardim Centro Oeste em Campo Grande
Leia Mais
Superlotação das UPAs divide vereadores e acende debate sobre gestão da saúde em Campo Grande
Leia Mais
Sebrae/MS abre inscrições para nova turma do Empretec em Campo Grande
Municípios