Campo Grande (MS), Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

POLÍTICA

PT-MS terá disputa interna por comando regional; três correntes articulam candidaturas

Vander Loubet quer presidência do partido no Estado, mas enfrentará resistência de outras alas e tensão com base aliada de Riedel

23/03/2025

07:45

OE

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul deverá ter disputa acirrada pela presidência do diretório regional. Três correntes internas da legenda articulam candidaturas para o comando partidário, em um cenário marcado por divergências sobre o apoio ao governo de Eduardo Riedel (PSDB) e o futuro das alianças eleitorais para 2026.

O deputado federal Vander Loubet, pré-candidato ao Senado, confirmou que irá disputar a presidência do diretório estadual pela corrente “Resistência Socialista”. No entanto, sua candidatura não será consensual dentro do partido. O atual vice-presidente do PT, Humberto Amaducci, anunciou que a corrente “Articulação de Esquerda” lançará um nome próprio, que será revelado nos próximos dias.

Já o atual presidente estadual, Wladimir Ferreira, da corrente “Construindo um Novo Brasil”, informou que uma reunião marcada para o dia 5 de abril definirá se essa ala apresentará um candidato à sucessão.

🔄 Divergência interna sobre apoio ao PSDB

Vander Loubet defende o apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB) e foi um dos principais articuladores da entrada do PT na base do governo na Assembleia Legislativa. Essa postura, no entanto, é rejeitada por parte da militância petista, que cobra o rompimento com o PSDB e a devolução dos cargos ocupados pelo partido no atual governo.

Segundo Humberto Amaducci, a maioria das nomeações petistas no governo estadual foram indicações feitas por Vander Loubet e pelo deputado estadual Zeca do PT.

🗳️ Possível filiação de Fábio Trad movimenta bastidores

Paralelamente à disputa interna, o PT está em fase avançada de negociação para filiar o ex-deputado federal Fábio Trad. O nome dele surge como uma alternativa para disputar o governo de Mato Grosso do Sul, caso a aliança com Riedel não avance ou o governador se recuse a apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou a candidatura de Vander Loubet ao Senado.

Segundo o deputado estadual Pedro Kemp (PT), caso não haja alinhamento político com o PSDB, o PT lançará candidato próprio ao governo, com Fábio Trad como possível cabeça de chapa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: