POLÍTICA
Com relatoria de Caravina, deputados aprovam inclusão de tecnólogos em concurso da Polícia Civil
Projeto de lei visa ampliar o acesso aos concursos públicos da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul
17/10/2024
15:35
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou, em primeira votação, o projeto de lei do Executivo que permite a inclusão de candidatos com diploma de tecnólogo em concursos públicos da Polícia Civil do Estado. A proposta recebeu aprovação unânime dos deputados estaduais.
O relator do projeto, deputado Pedro Caravina (PSDB), que é Delegado de Polícia aposentado, destacou a relevância da medida, afirmando que ela busca uma simetria com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, ajustando as exigências previstas na legislação federal para o ingresso nos cargos de agente de Polícia Judiciária e agente de Polícia Científica.
Até o momento, a legislação estadual só permitia a participação de candidatos com bacharelado ou licenciatura em qualquer área de conhecimento nos concursos para a Polícia Civil, o que excluía os tecnólogos. Com a nova proposta, esses candidatos também poderão disputar vagas de agente de polícia judiciária.
A mudança é necessária para viabilizar a realização de um concurso público para os cargos de investigador e escrivão, que está prestes a ser anunciado pela Secretaria Estadual de Administração (SAD). A expectativa é de que o certame oferte cerca de 400 vagas, sendo 100 para escrivão e 300 para investigador.
O deputado Caravina ressaltou a urgência na tramitação do projeto, a fim de acelerar a preparação e lançamento do concurso. O último certame da Polícia Civil foi realizado em 2021, com a oferta de 236 vagas para o cargo de agente de polícia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios