LIGUE 180
Governo Federal e Google firmam parceria para ampliar acesso ao Ligue 180
Iniciativa permitirá acesso rápido e fácil aos serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência no serviço de buscas do Google
11/10/2024
13:00
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo Federal e o Google anunciaram uma parceria estratégica que visa facilitar o acesso a serviços de apoio a vítimas de violência doméstica por meio da plataforma de pesquisa, tornando mais acessíveis as informações sobre como buscar ajuda. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 10 de outubro, no Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, e integra um conjunto de medidas que vêm sendo implementadas desde 2023 para a ampliação dos serviços do Ligue 180.
Com o novo recurso, buscas no Google por termos relacionados a violência contra a mulher, como “ajuda violência contra mulher” e “ajuda violência doméstica”, direcionarão os usuários para os canais de atendimento e links da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, que é coordenado pelo Ministério das Mulheres.
Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral do Ligue 180, destacou a importância dessa parceria para o enfrentamento à violência contra a mulher. “É mais um passo importante para o enfrentamento à violência contra a mulher, sendo o Google um parceiro estratégico para potencializar a divulgação do Ligue 180 e suas formas de acesso”, afirmou. Ela ressaltou ainda que as informações fornecidas pelo Google serão confiáveis e estarão no topo das pesquisas, ajudando na prevenção à violência e no combate à desinformação.
Luisa Phebo, líder de Parcerias Estratégicas de Impacto Social para a Busca do Google na América Latina, afirmou que essa iniciativa é parte do compromisso do Google de facilitar o acesso das vítimas ao suporte necessário. “A violência doméstica é um grave problema social que requer uma resposta coletiva e, por isso, no Google continuamos trabalhando para disponibilizar essas ferramentas no Brasil e onde quer que estejamos presentes. Ajudar as vítimas a encontrar rapidamente um contato para suporte faz parte da nossa missão de tornar a informação universalmente acessível”, explicou.
LIGUE 180 — A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, coordenado pelo Ministério das Mulheres, é um serviço gratuito que oferece informações sobre direitos e serviços, além de registro e encaminhamento de denúncias de violência contra as mulheres. A Central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados. Desde 2023, foram lançadas novas iniciativas, como o atendimento exclusivo via WhatsApp pelo número (61) 9610-0180, a capacitação de mais de 200 atendentes e o lançamento do Painel Ligue 180, que disponibiliza informações atualizadas sobre os mais de 2,5 mil serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência.
10 DE OUTUBRO — O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher tem origem em um protesto realizado em 1980, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, onde mulheres se manifestaram contra o aumento dos crimes de gênero no país. A data tornou-se um símbolo da luta contra a violência de gênero, incentivando a denúncia e a busca por apoio profissional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Influencer Gracie Bon oferece salário de US$ 10 mil para mordomo cuidar de seu bumbum
Leia Mais
Maioria dos brasileiros defende prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe, aponta Datafolha
Leia Mais
Maioria dos brasileiros rejeita anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, aponta Datafolha
Leia Mais
Confira seu astral para esta terça-feira, 8
Municípios