ARTE & CULTURA
Julho tem dobradinha cultural do espetáculo "Uma Moça da Cidade", do Grupo UBU
08/07/2024
11:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O mês de julho promete ser agitado culturalmente com o projeto "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito", financiado pela Funarte (Fundação Nacional de Arte). O grupo de teatro estará em cartaz com o espetáculo "Uma Moça da Cidade" em dois locais diferentes: na quarta-feira (10), na Comunidade Terapêutica Antônio Pio da Silva (Comtaps), às 16h e 18h, e na sexta-feira (12), no Espaço Cultural Fulano Di Tal, às 15h e 17h. A entrada é sempre gratuita.
O projeto "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito" é itinerante e passou por diversos bairros da periferia de Campo Grande, levando arte e abordando temas relevantes como respeito ao próximo, combate ao racismo e igualdade social. A partir de agora, no segundo semestre, o projeto irá atender quilombos e aldeias do Estado.
Segundo o diretor do Grupo UBU, Anderson Bosh, este é um momento especial, pois marca a metade do projeto executado, permitindo um balanço do que foi realizado e uma avaliação do cronograma das próximas atividades. "Já foram centenas de pessoas atingidas diretamente e indiretamente, percorrendo bairros como Jardim Noroeste, Aero Rancho, Dom Antônio, Lageado, Tijuca e Nhanhá," destacou Bosh.
Com um semestre do ano finalizado, o projeto já contabiliza 14 apresentações e a realização de oficinas, sempre com encenações dos espetáculos "Uma Moça na Cidade" e "Pelega e Porca Prenha - episódio: Na Mata do Pequi". Após cada sessão de teatro, há roda de conversa com o público e atividades com educadores voltadas à cultura popular brasileira, técnicas teatrais, arte, protagonismo negro, etc.
Regionalmente, o Sesc MS é um dos apoiadores do projeto como frisa a analista em Cultura da instituição, Cássia Mazzei. "Avalio essa parceria como extremamente positiva, pois não apenas fortalece as iniciativas culturais locais, mas também amplia o alcance de atividades que promovem o desenvolvimento humano e social em comunidades do Estado. Ao apoiar projetos como este, o Sesc reafirma seu papel como agente facilitador de acesso à cultura, contribuindo para a construção de uma sociedade mais diversa, inclusiva e consciente."
Danilo Martone, do Comtaps, ressaltou a relevância das apresentações teatrais que chegam à instituição já na quarta-feira, dia 10. "A chegada de espetáculos de teatro é sempre bem-vinda à instituição porque, mais do que trazer arte ao local, dialoga com o público de forma lúdica. O Comtaps já existe há 19 anos, somos uma comunidade terapêutica, nosso método é Minnesota baseado nos 12 passos de Narcóticos Anônimos. Então, todo conhecimento é válido, considerando que a gente sabe que a cultura e a arte são primordiais na reabilitação ou manutenção da saúde de todo e qualquer ser humano e com nossos acolhidos não é diferente.
O projeto conta com produção-executiva de Bruna Riquelme, produção logística de Gabriela Lopes, mediação e social media de Issel Chaia, interpretação de Libras por Tatiana Tássia, coordenação pedagógica de Douglas Caetano, capacitação (oficinas artísticas) de Douglas Moreira e Edner Gustavo, gestão do projeto por Anderson Bosh, e produção pelo Grupo UBU. No palco, a direção de Anderson Bosh é complementada por Douglas Moreira e Edner Gustavo, com sonoplastia e iluminação de Douglas Caetano.
UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito - é o único projeto cultural do Centro-Oeste aprovado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas (2023). Com 11 meses de duração, o projeto prevê uma média mensal de duas apresentações teatrais e rodas de conversa, ampliando a compreensão sobre temas como valorização da memória e identidade cultural, combate ao racismo, empregabilidade de pessoas LGBTQIPAN+ e direito ao acesso à arte e ao lazer.
Além disso, o projeto inclui uma iniciativa de inclusão no mercado de trabalho de pessoas LGBTQIPAN+, oferecendo bolsas de estudo para esse público, muitas vezes marginalizado devido ao preconceito e falta de informação. Para mais informações sobre a trupe de artistas e o projeto, acesse o Instagram (@grupoubu).
Realizado pelo Grupo UBU, o projeto conta com financiamento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), MinC – Ministério da Cultura, do Governo Federal. Apoio FCMS - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, do Governo do Estado, e Sesc MS - Fecomércio.
Serviço
Comtaps - Comunidade Terapêutica Antônio Pio da Silva - "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito" - na quarta-feira (10), às 16h e 18h, endereço Estrada 04 Nº 90 - Chácara Dos Poderes.
Espaço Cultural Fulano Di Tal - "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito" - às 16h e às 18h, na Rua Rui Barbosa, n.º 3099, centro da cidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Zeca do PT denuncia omissão de prefeitos sobre origem de recursos federais em municípios
Leia Mais
Arara-azul é oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira cobra ações do Governo após queda de caixa d’água na Aldeia Jaguapiru
Leia Mais
Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia (MS)
Municípios