Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

ARTIGOS

Doutrinação nas universidades públicas

03/03/2024

10:00

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO*

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais evidente a presença marcante de uma ideologia de esquerda em universidades públicas brasileiras, gerando preocupações e reclamações de inúmeras famílias. Essa doutrinação, segundo relatos, se manifesta de maneira variada, desde perseguições sutis até práticas mais explícitas contra aqueles que não compartilham das visões marxistas e comunistas predominantes. O que deveria ser um ambiente de aprendizado plural e aberto ao debate de ideias tem se tornado um espaço onde apenas uma perspectiva é privilegiada, marginalizando vozes divergentes.

Um dos efeitos mais alarmantes dessa doutrinação é a transformação de muitos jovens em militantes de esquerda, frequentemente “revoltados com o sistema”, mas paradoxalmente intolerantes com quem discorda de suas convicções. Esses jovens, muitas vezes, adotam uma postura hostil não apenas em relação ao capitalismo, ao empresariado e outros, mas também em relação à própria estrutura familiar e religiosa. A idolatria de figuras controversas, como ditadores, terroristas, corruptos e ladrões de colarinho branco, é uma manifestação preocupante desse fenômeno, que obscurece a visão crítica e o discernimento ético dos estudantes.

Por trás desse cenário, encontram-se tanto professores mais experientes quanto acadêmicos veteranos, responsáveis pela doutrinação nas universidades e pela omissão ou conivência dos reitores. Esses indivíduos parecem empenhados em influenciar os jovens sem uma formação política definida, levando- -os a adotar ideologias desvinculadas de fundamentos democráticos, morais e espirituais. O resultado é uma universidade distante dos princípios que deveriam norteá-la, contribuindo para um ambiente de polarização e intolerância prejudicial ao desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. A gravidade dessa situação não pode ser subestimada, pois ela molda não apenas o presente, mas também o futuro das próximas gerações. Jovens que deveriam estar sendo preparados para contribuir de forma construtiva para a sociedade são, em vez disso, condicionados a adotar posturas radicais e fechadas ao diálogo. Isso quando não são pressionados ao ponto de terem que abandonar o curso, como tem acontecido. A doutrinação compromete não apenas a qualidade do ensino, mas também a própria essência da democracia, que pressupõe o respeito à diversidade de pensamento e a liberdade de expressão. Além disso, muitas instituições foram deliberadamente invadidas pelo consumo explícito de drogas e bebidas, o que agrava ainda mais o quadro de universidades públicas brasileiras.

Diante desse cenário, torna-se urgente promover um debate aberto e honesto sobre o papel das universidades públicas brasileiras e o respeito à pluralidade de ideias. É imperativo adotar medidas para garantir um ambiente acadêmico verdadeiramente democrático e inclusivo, onde o livre pensamento e o respeito mútuo sejam valorizados. Além disso, é fundamental que os pais assumam seu papel ativo na educação de seus filhos, incentivando o pensamento crítico e o respeito à diversidade desde os primeiros anos de vida. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa, livre e democrática, onde as futuras gerações possam florescer plenamente.

Nas Escrituras Sagradas, encontramos ensinamentos que ressaltam a importância do discernimento e da busca pela verdade em meio às influências ideológicas do mundo. Um exemplo é encontrado em Efésios 5:6-11, onde é instruído: “Não se deixem enganar por palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas práticas. Pois outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. Procurem saber o que agrada ao Senhor e não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.

”Essas palavras destacam a importância de não se deixar enganar por ideologias vazias e contrárias aos princípios de Deus. Ao invés disso, somos chamados a viver na luz da verdade, buscando discernir o que é correto aos olhos do Senhor. Portanto, diante da doutrinação da esquerda ou de qualquer outra ideologia que se afaste dos princípios divinos, é essencial que os indivíduos estejam vigilantes, buscando a orientação de Deus e se mantendo firmes na verdade revelada em Suas Escrituras.

*Jornalista e professor


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: