Campo Grande (MS), Sábado, 02 de Março de 2024

IDENTIFICAÇÃO

Já conferiu? Nova CIN pode estar disponível no aplicativo para mais de 13 mil moradores de MS

Prazo de emissão do documento físico é de 30 dias, contudo, usuários relatam que documento ficou disponível on-line antes de vencer o prazo da Sejusp

11/02/2024

07:45

MIDIAMAX

GUILHERME CAVALCANTE

©DIVULGAÇÃO

Emissões oficiais da Nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Mato Grosso do Sul completam um mês neste domingo (11). Assim, quem conseguiu agendar a emissão e compareceu ao posto de identificação na data escolhida pode já estar com o documento funcional – pelo menos no aplicativo, mesmo que ainda não tenha recebido a versão física.

Conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o prazo de emissão do documento físico é de 30 dias. Contudo, como a nova CIN também é digital, é possível que todos os dados e até mesmo o espelho do documento estejam disponíveis no aplicativo oficial, o gov.br. Uma simulação feita pela reportagem comprovou a disponibilidade de CIN solicitada no dia 15 de janeiro no Estado.

Para conferir, o usuário precisa fazer o download do app, gratuitamente, no Smartphone e fazer o login com as credenciais. Clique AQUI para criar uma conta, caso não a tenha.

Na aba de serviços, há a opção “Carteira de Documentos”. É lá que você precisará clicar. Nesta seção, há uma lista com todos os documentos e certificados digitais, tais como CNH, CPF e Carteira de Reservista, por exemplo. Se as informações da Nova CIN já estiverem validadas, o documento aparecerá normalmente entre as opções.

Vale lembrar que a nova CIN permite a validação do documento pelas autoridades por um QR-Code.

Até o dia 5 de fevereiro, pouco menos de um mês do início das emissões, a Sejusp emitiu pelo menos 13.750 novas CIN. Ausência de documento ou irregularidade no CPF impediram emissão de 1.392 carteiras.

Nova CIN em MS

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar, a partir de agora, integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Agora, o CPF é o número de identidade oficial.

A emissão da Nova CIN começou oficialmente em Mato Grosso do Sul em 11 de janeiro deste ano. Para tanto, é necessário agendar uma data no site da Sejusp (clique AQUI) e providenciar os documentos necessários. Não há cobrança pela emissão.

Também não é preciso ter pressa ou desespero, caso não consiga agendar para fazer a CIN. O vencimento do RG atual só ocorrerá em 2032. Até lá, efetuar a substituição pelo novo documento só é necessário em caso de vencimento, roubo ou extravio.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

A Sejusp abrirá os agendamentos no fim de cada mês, com datas disponíveis para o mês seguinte. Além da digital, a Nova CIN terá versão impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul.

Como tirar o novo RG?

  • Primeiro acesse o site da emissão na Sejusp. Basta clicar AQUI.
  • Depois, clique em 1ª via.
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você – geralmente separado por municípios.
  • Escolha o dia e horário disponível que melhor se encaixe para você.
  • Por fim, preencha os campos com as informações pedidas e digite o código de segurança.
  • Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, é preciso levar os documentos de CPF válido (confira a situação clicando AQUI) e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, , PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Outros documentos disponíveis no celular

Carteira Digital de Trânsito

Os condutores podem baixar a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A plataforma reúne os principais serviços aos condutores, como infrações e multas. Clique AQUI.

E-Título

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título eleitoral. Permite o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Clique AQUI.

Carteira de Trabalho

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital permite ter acesso aos registros trabalhistas, como contratos de trabalho, número do PIS e Pasep. A ferramenta é do Governo Federal, portanto, o usuário deve ter uma conta no gov.br. Clique AQUI.

Meu SUS Digital

O Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS) é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde o usuário pode acessar seus dados no SUS (Sistema Único de Saúde), como exames, vacinas e dispensação de medicamentos. Para baixar, faça uma busca na loja online do seu celular com o nome do aplicativo, em seguida, faça o cadastro. O banco de dados também utiliza a plataforma gov.br. Clique AQUI.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: