COINTA
Assembleia itinerante: São Gabriel do Oeste recebe prefeitos do Cointa para discutir saúde pública e resíduos sólidos
Com a proposta de aproximar cada vez mais os municípios consorciados, Cointa promove assembleia itinerante; São Gabriel é a primeira cidade a receber prefeitos
25/09/2023
08:00
JULIANA AGUIAR
Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada mais uma Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), desta vez, na cidade de São Gabriel do Oeste/MS, município que integra o consórcio.
O evento foi promovido para a discussão da alteração da redação da Resolução nº 10 de 05 de maio de 2022; da alteração da redação da Resolução nº 35 de 03 de dezembro de 2021; da disposição final dos resíduos sólidos no aterro de Rio Verde de MT e a regulação e fiscalização dos resíduos sólidos com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), além, da palestra ministrada pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, sobre a valorização do Clínico Geral na saúde pública dos municípios.
©DIVULGAÇÃO
A Agems, que atua como uma agência reguladora autônoma, demonstrou seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida através dos serviços básicos que regulamenta e fiscaliza.
“Nós debatemos a importância da gestão dos resíduos sólidos nos municípios e a importância de um convênio como esse. Na ocasião, esclarecemos todas as dúvidas a respeito do assunto e nos colocamos a disposição prestar todo o suporte necessário aos prefeitos e seus secretários com o objetivo de tornar os municípios de MS mais sustentáveis, nós como agência pensamos no futuro”, comenta a contadora e diretora de saneamento básico da Agência de Regulação, Iara Marchioretto.
O deputado federal Dr. Luiz Ovando, ministrou uma palestra sobre a importância do médico Clínico Geral, com foco na otimização dos recursos disponíveis e a discussão de estratégias no âmbito da qualificação profissional em saúde. A ideia é propor um debate aberto sobre esse tema, que tem sua origem no Projeto de Lei n. 4502/2019, que desde então, vem sendo discutido na Câmara Federal e motivou a criação da Frente Parlamentar da Valorização do Clínico e Resgate da Identidade Médica. “O objetivo da palestra, é o de sensibilizar a comunidade como um todo, população e os gestores municipais, sobre a importância do médico clínico geral. É preciso resgatar a atuação do médico clínico geral, como elemento resolutivo, em termos de saúde, resgatando o bem-estar do paciente e economizando. A saúde de modo geral, tem custos elevados e, precisamos de um gerenciamento adequado dos recursos”, afirmou o deputado que também é médico e preside a Frente Parlamentar de Valorização do Clínico e Resgate da Identidade Médica da Câmara dos Deputados.
Junior Mochi, deputado estadual, idealizador e primeiro presidente do Consórcio, falou da satisfação em ver o progresso alcançado pela instituição, graças às boas gestões que passaram pela administração. Mochi também parabenizou Enelto pela gestão e classificou-a como “gestão que une”.
“Acho extremamente importante que as assembleias sejam realizadas, porque permite que a realidade de cada município consorciado seja apresentada. O Cointa é uma ferramenta importantíssima de gestão, onde os problemas são compartilhados e, a partir de então, busca-se soluções, que proporcionam melhorias aos municípios da nossa região, da região envolvida pela bacia do Rio Taquari. Vejo a gestão do presidente Enelto, como uma gestão que une. É uma gestão que trabalha a união dos prefeitos, compartilha os problemas e busca soluções nesse sentido, elogiou.
Pedro Freitas, coordenador geral do Cointa, falou sobre a importância da realização de mais uma Assembleia Geral. “A Assembleia que estamos realizando hoje, aqui em São Gabriel, significa bastante para o Cointa, porque é um momento em que estamos discutindo propostas e reivindicações do Consórcio que serão destinadas aos órgãos competentes, para que a gente consiga torná-las realidade e melhorar a vida de todos os moradores das cidades consorciadas”.
Integram o Cointa, os municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, , Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Exército abre 440 vagas para curso de formação de oficiais com salário de até R$ 7,3 mil
Leia Mais
Candidatos à presidência da FFMS prometem abrir mão parcial de salário pago pela CBF
Leia Mais
'Drive da Vacinação' registra fila de até 40 minutos em Campo Grande
Leia Mais
Ana Maria Braga se casa com Fábio Arruda em cerimônia íntima em São Paulo
Municípios