SAÚDE
No Dia Mundial da Saúde, médica que atua na Cassems explica sobre atenção primária
Para além do tratamento de doenças, é preciso buscar pela prevenção em saúde
07/04/2022
16:10
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Dia Mundial da Saúde acontece em 7 de abril. Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um momento para trabalhar questões relacionadas à saúde da população, na busca de conscientização e estímulo de políticas voltadas ao bem-estar da população. Uma das ações eficazes para tratar a saúde de maneira integral é a chamada atenção primária.
A atenção primária em saúde é uma forma de organizar o atendimento de saúde para olhar as necessidades da população de forma regionalizada, contínua e sistematizada. Isso é realizado com a integração de ações preventivas e curativas. A médica da Família que atua na Cassems, Luciana Tobaru Sakai, fala sobre a importância da atenção primária.
De acordo com Luciana, a atenção primária vai além do tratamento de doenças ou condições específicas. “Com esse recurso, conseguimos contribuir para a saúde contínua do indivíduo. Para isso, os cuidados primários tem os seus pilares, que chamamos de atributos da atenção primária, e são o acesso à longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado”.
A médica salienta que cada um desses aspectos prioriza um pilar da atenção primária à saúde. “O acesso à longitudinalidade é o primeiro contato do indivíduo ao sistema de saúde com o acompanhamento durante toda a sua a vida desse indivíduo, não só quando ele está doente, mas na prevenção e promoção a saúde. A integralidade é ver o paciente como um todo, não só a parte biológica, mas o ambiente no qual ele está inserido e dar assistência a todas as demandas que trazidas na consulta. A coordenação do cuidado, por sua vez, é o compromisso do profissional de saúde em ser a principal referência no cuidado daquela pessoa que é tratada”.
Conforme explica Luciana, a Cassems preza pela atenção primária na saúde dos seus beneficiários e, na busca por boas práticas em saúde, evitar o adoecimento. “Na Clínica da Família, o paciente é recebido por um médico da família, que vai tratar a sua saúde na integralidade, olhando todos os aspectos. Se houver um problema e esse profissional não trouxer a resolutividade, então, o beneficiário é encaminhado para uma especialidade focal. Nós reconstruímos a jornada do indivíduo na unidade de saúde para oferecer a melhor assistência”.
A Clínica da Família da Cassems, em Campo Grande, oferece atendimento integral e humanizado para os servidores do estado e seus familiares. Desde 2016, a unidade se apresenta como um diferencial na assistência à saúde do estado. Para realizar a sua consulta, entre em contato pelo número 3322-3400.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios