Detran / Acidentes
Campo Grande homenageia vítimas do trânsito em ato com lanternas nesta sexta-feira
Evento no Bioparque Pantanal lembra as 55 vidas perdidas em sinistros de trânsito em 2025
13/11/2025
15:00
DA REDAÇÃO
Nesta sexta-feira (14/11), Campo Grande realiza um ato de memória e reflexão pelas pessoas que perderam a vida em sinistros de trânsito ao longo de 2025. A cerimônia, marcada para às 19h, acontece em frente ao Bioparque Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena, reunindo instituições, autoridades, familiares e a população em geral.
A ação é organizada pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito de Campo Grande) e convida todos os participantes a vestirem roupas brancas e acenderem lanternas representando cada vida interrompida.
Dados do Grupo de Análise de Sinistros de Trânsito do GGIT apontam que, entre janeiro e 4 de novembro de 2025, 55 pessoas morreram em sinistros na capital:
40 motociclistas
12 pedestres
2 condutores de automóvel
1 passageiro
O levantamento mostra ainda que 32 vítimas morreram no local, evidenciando a gravidade dos acidentes registrados na cidade.
O ato integra as mobilizações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, data instituída pela ONU em 1995 e que, neste ano, será lembrada globalmente em 16 de novembro. O objetivo é prestar homenagem às vítimas, mas também reconhecer o impacto sofrido por familiares, amigos e profissionais que atuam nas respostas emergenciais — como policiais, bombeiros, enfermeiros e médicos.
“Que nós possamos nos cuidar, cuidar da família e dos amigos, para que ninguém passe por isso. É inadmissível que vidas continuem sendo perdidas no trânsito”, declarou a secretária do GGIT, Ivanise Rotta.
O diretor executivo do Detran-MS, João César Matogrosso, reforçou que a data é um convite à responsabilidade coletiva.
“Todos podemos nos acidentar no trânsito, direta ou indiretamente. Precisamos reconhecer os riscos e proteger todas as vidas”, afirmou.
A mobilização pretende chamar atenção da sociedade para a necessidade de atitudes mais responsáveis no trânsito, desde o respeito às leis até comportamentos preventivos que podem evitar acidentes fatais.
Com lanternas acesas e mensagens de conscientização, o ato simboliza a esperança de que histórias encerradas de forma abrupta sirvam de alerta e inspiração para uma cultura de mobilidade mais segura em Campo Grande.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suzano abre seis processos seletivos em Mato Grosso do Sul com vagas em quatro municípios
Leia Mais
Bolsonaro segue internado e passará por endoscopia após nova intervenção contra crises de soluço
Leia Mais
Mega da Virada 2025: horários, como apostar online, chances de ganhar e tudo sobre o prêmio de R$ 1 bilhão
Leia Mais
Guinness reconhece Réveillon do Rio como o maior do mundo
Municípios