Política / Justiça
Gaeco cumpre 31 mandados na “Operação Copertura” contra fraudes em licitações em Miranda
Investigações apontam esquema de empresários e agente público envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro desde 2020
01/10/2025
10:30
DA REDAÇÃO
©ILUSTRAÇÃO
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º), a “Operação Copertura”, que investiga crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro no município de Miranda (MS).
Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Miranda e Sidrolândia, com apoio do Ministério Público Estadual.
De acordo com a investigação, desde 2020 uma organização criminosa vinha fraudando sistematicamente processos licitatórios em Miranda. O esquema contava com o conluio de empresários que apresentavam propostas de “cobertura” para favorecer determinada empresa, além da atuação de agente público decisivo no esquema.
Segundo o Ministério Público, algumas empresas participantes não possuíam sede própria nem funcionários registrados, mas ainda assim venciam certames para fornecimento de uma ampla variedade de produtos, como materiais de construção, escritório, gêneros alimentícios, produtos de limpeza, informática e kits escolares.
O termo “copertura”, de origem italiana, significa “cobertura” e faz referência à prática criminosa em que licitantes, agindo em conluio, apresentam orçamentos falsos para manipular o resultado das licitações, assegurando que uma empresa previamente escolhida seja a vencedora.
O MPE informou que a operação busca reunir provas adicionais para responsabilização dos envolvidos e que novas medidas podem ser adotadas no decorrer das apurações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fundersul volta a superar R$ 1 bilhão em 2025, mas arrecadação ainda fica abaixo do pico de 2023
Leia Mais
Riedel prorroga corte de 25% nos contratos de custeio e reforça controle de gastos para 2026
Leia Mais
Marinha abre inscrições para Fuzileiros Navais com vagas em Ladário; seleção oferece oportunidades para homens e mulheres
Leia Mais
Lula sanciona reajustes do Legislativo e do TCU, mas veta gratificações que ultrapassariam o teto constitucional
Municípios