Campo Grande (MS), Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025

Política / Justiça

Gaeco cumpre 31 mandados na “Operação Copertura” contra fraudes em licitações em Miranda

Investigações apontam esquema de empresários e agente público envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro desde 2020

01/10/2025

10:30

DA REDAÇÃO

©ILUSTRAÇÃO

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º), a “Operação Copertura”, que investiga crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro no município de Miranda (MS).

Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Miranda e Sidrolândia, com apoio do Ministério Público Estadual.

Esquema investigado

De acordo com a investigação, desde 2020 uma organização criminosa vinha fraudando sistematicamente processos licitatórios em Miranda. O esquema contava com o conluio de empresários que apresentavam propostas de “cobertura” para favorecer determinada empresa, além da atuação de agente público decisivo no esquema.

Segundo o Ministério Público, algumas empresas participantes não possuíam sede própria nem funcionários registrados, mas ainda assim venciam certames para fornecimento de uma ampla variedade de produtos, como materiais de construção, escritório, gêneros alimentícios, produtos de limpeza, informática e kits escolares.

Origem do nome

O termo “copertura”, de origem italiana, significa “cobertura” e faz referência à prática criminosa em que licitantes, agindo em conluio, apresentam orçamentos falsos para manipular o resultado das licitações, assegurando que uma empresa previamente escolhida seja a vencedora.

Próximos passos

O MPE informou que a operação busca reunir provas adicionais para responsabilização dos envolvidos e que novas medidas podem ser adotadas no decorrer das apurações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: