Encontro em Brasília
Tarcísio visita Bolsonaro em prisão domiciliar e critica PL da Dosimetria: “Não satisfaz”
Governador de São Paulo defende anistia ampla aos condenados do 8/1, incluindo o ex-presidente, como forma de “pacificação”
29/09/2025
18:20
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve nesta segunda-feira (29/9) em Brasília para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Foi a primeira visita de Tarcísio a Bolsonaro desde a decisão da Corte.
Durante a agenda, Tarcísio criticou o projeto de lei conhecido como PL da Dosimetria:
“Não satisfaz porque não se pode tratar de redução de penas quando há pessoas presas por crimes que não cometeram.”
O texto tramita na Câmara, mas ainda sem data confirmada de votação. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não há ligação entre a análise do PL da Dosimetria e o projeto de isenção do Imposto de Renda, apesar de declarações anteriores do relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
O governador também defendeu o perdão aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo Bolsonaro, como “caminho de pacificação”:
“Eu acredito, sim, que a anistia é um caminho de pacificação. Muitas pessoas que estão presas não sabiam exatamente o que estavam fazendo. Já cumpriram pena, já entenderam que toda depredação é deplorável e condenável. O que aconteceu em 8 de janeiro é deplorável, é condenável, e não podemos estimular esse tipo de coisa.”
Segundo ele, a anistia deve abranger “todos, incluindo o presidente Bolsonaro”:
“É a única forma de virar essa página e, aí sim, priorizar os temas que precisam ser tratados pelo Congresso Nacional.”
Tarcísio também questionou a condução das investigações relacionadas aos atos golpistas sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes:
“Essas investigações têm sido usadas como instrumento de pressão, principalmente contra políticos de direita.”
O posicionamento de Tarcísio reforça sua aproximação com Bolsonaro em meio a articulações da direita para 2026. Ao mesmo tempo, a tramitação do PL da Dosimetria e a discussão sobre anistia aos condenados do 8/1 seguem dividindo o Congresso e a opinião pública, com impacto direto no cenário eleitoral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad articula urgência e Senado avança acordo do Mercosul que libera mobilidade de profissionais para a Rota Bioceânica
Leia Mais
Ministro Camilo Santana visita obras da UFMS em Campo Grande e inaugura prédio em Três Lagoas
Leia Mais
Tarcísio descarta disputa presidencial em 2026 e confirma candidatura à reeleição em São Paulo
Leia Mais
STF: Fachin assume presidência e defende separação entre direito e política
Municípios