Ação judicial
Michelle Bolsonaro processa Joice Hasselmann por declarações em podcast
Ex-primeira-dama pede indenização por danos morais após ser chamada de “amante”; Justiça negou pedido de retirada imediata do vídeo
29/09/2025
16:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acionou a Justiça contra a ex-deputada Joice Hasselmann, o podcaster Pedro Mendonça e o Google Brasil. O processo foi motivado por declarações feitas por Joice durante uma entrevista transmitida pelo YouTube, em que afirmou que Michelle teria sido amante de Jair Bolsonaro e fez comentários sobre familiares da ex-primeira-dama.
Na ação, Michelle pede indenização por danos morais. A defesa também solicitou, em caráter de urgência, a retirada dos vídeos com as falas, mas o pedido foi negado.
Durante a entrevista, Joice — que já foi aliada próxima da família Bolsonaro e, após rompimento, passou a tecer críticas públicas — disse:
“Michelle é um horror. É de baixíssimo nível. Vem de uma família de baixíssimo nível, com a mãe processada, a avó presa por tráfico, tios presos. Ela mesma teve um caso com o [Jair] Bolsonaro enquanto o Bolsonaro era casado com outra. Então, ela era amante do Bolsonaro. A crentinha era amante do Bolsonaro.”
Em outro momento, a ex-parlamentar afirmou que Bolsonaro seria um “falso cristão”:
“Ele se incomodava com os evangélicos. Fazia questão de dizer que era católico e não evangélico. (…) A verdade é que ele não é evangélico, não crê. Ele só acredita na família dele e no que pode tirar de vantagem.”
O caso foi analisado pela 17ª Vara Cível de Brasília, que negou o pedido de retirada imediata do conteúdo.
Na decisão, o juiz destacou que, embora Michelle não ocupe cargo público atualmente, é considerada pessoa pública, o que implica “natural mitigação” da vida privada diante da liberdade de expressão e do direito à crítica.
“Assim, eventual excesso no exercício do direito à liberdade de expressão deve ser analisado após o contraditório e a instrução processual. Ante o exposto, indefiro o pedido de tutela de urgência”, registrou o magistrado.
Michelle Bolsonaro não se manifestou publicamente até o momento.
O processo segue em andamento para análise de mérito sobre eventuais excessos e possibilidade de indenização.
A disputa amplia o embate entre ex-aliados políticos, agora em campo judicial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad articula urgência e Senado avança acordo do Mercosul que libera mobilidade de profissionais para a Rota Bioceânica
Leia Mais
Ministro Camilo Santana visita obras da UFMS em Campo Grande e inaugura prédio em Três Lagoas
Leia Mais
Tarcísio descarta disputa presidencial em 2026 e confirma candidatura à reeleição em São Paulo
Leia Mais
Tarcísio visita Bolsonaro em prisão domiciliar e critica PL da Dosimetria: “Não satisfaz”
Municípios