Política / Justiça
Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está no exterior para fugir da lei e determina notificação por edital
Deputado é alvo de denúncia da PGR por coação em processo judicial; Paulo Figueiredo será citado via cooperação internacional
29/09/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (29) que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está fora do Brasil para evitar responsabilização judicial. Segundo o relator, o parlamentar tem criado dificuldades para ser notificado da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o que configura tentativa de obstruir o processo.
Diante disso, Moraes determinou que a notificação de Eduardo seja feita por edital, mecanismo excepcional utilizado quando não há possibilidade de comunicação direta. O blogueiro Paulo Figueiredo, também denunciado, será notificado por meio de carta rogatória, via cooperação internacional.
No último dia 22, a PGR apresentou denúncia contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação em processo judicial.
A medida determinada por Moraes assegura o direito de defesa, mas parte do princípio da presunção de conhecimento do ato processual, já que será publicada em diários oficiais ou veículos determinados pela Justiça.
Os denunciados terão 15 dias de prazo para apresentar defesa antes que o STF decida se acolhe ou não a denúncia, transformando-a em ação penal.
Na decisão, Moraes destacou que o próprio deputado reconheceu em postagens nas redes sociais que se encontra fora do país.
“Tal fato é confessado expressamente pelas postagens realizadas pelo denunciado nas redes sociais”, afirmou o ministro.
Ele acrescentou que, embora Eduardo mantenha gabinete em funcionamento na Câmara dos Deputados e um endereço em Brasília, tem evitado confirmar a ciência da notificação.
“Não restam dúvidas de que o denunciado, mesmo mantendo domicílio em território nacional, está criando dificuldades para ser notificado”, escreveu Moraes na decisão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fundersul volta a superar R$ 1 bilhão em 2025, mas arrecadação ainda fica abaixo do pico de 2023
Leia Mais
Riedel prorroga corte de 25% nos contratos de custeio e reforça controle de gastos para 2026
Leia Mais
Marinha abre inscrições para Fuzileiros Navais com vagas em Ladário; seleção oferece oportunidades para homens e mulheres
Leia Mais
Lula sanciona reajustes do Legislativo e do TCU, mas veta gratificações que ultrapassariam o teto constitucional
Municípios