Política / Justiça
Barroso se despede da presidência do STF e afirma que tribunal preservou a democracia
Em sessão marcada por emoção, ministro destacou coragem da Corte; Gilmar Mendes exaltou atuação de Moraes e julgamento da trama golpista
25/09/2025
16:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Luís Roberto Barroso se despediu nesta quinta-feira (25) da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em sua última sessão à frente da Corte. Em discurso emocionado, ele afirmou que o tribunal cumpriu seu papel de preservar a democracia brasileira nos últimos anos, mesmo diante de pressões e desgastes.
“Gostaria de agradecer muito especialmente a todos os ministros, colegas e amigos aqui do Supremo, pela parceria, apoio, coragem e pela relação construtiva e harmoniosa que tivemos. Tenho muito orgulho de ter dividido com todos a aventura de ter defendido a democracia brasileira.”
Barroso ressaltou que, desde a promulgação da Constituição de 1988, o país não registrou desaparecidos políticos, nem aposentadorias compulsórias por perseguição, e manteve a liberdade de imprensa. Para ele, apesar do “custo pessoal” imposto aos ministros em julgamentos polêmicos, o STF cumpriu sua missão de resguardar o Estado de Direito e promover direitos fundamentais.
O decano do STF, ministro Gilmar Mendes, prestou homenagem ao colega e também se emocionou. Ele destacou a importância do julgamento da trama golpista de 2022, lembrando que a Corte impediu “o maior assalto contra a democracia na história recente”:
“A democracia brasileira passou incólume por mais essa prova de fogo. O STF conduziu o processo com tranquilidade e de maneira absolutamente regular, com respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa. E destaco sem exagero o papel singular e quase heroico desempenhado pelo ministro Alexandre de Moraes.”
Gilmar recordou ainda o turbulento período que culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023 e disse que a posse de Barroso à frente do tribunal simbolizou a sobrevivência do STF diante das ameaças.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleitor sem memória, inocente ou conivente?
Leia Mais
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo e terá de devolver salários pagos a cunhada e esposa de ex-chefe de gabinete
Leia Mais
Com receita recorde, JBS cresce em todas as unidades e reforça estratégia global no 3º trimestre de 2025
Municípios