Saúde / Hospital do Câncer
Hospital de Câncer Alfredo Abrão inaugura 4º andar da Unidade III com 32 novos leitos em Campo Grande
Investimento de R$ 1,2 milhão amplia capacidade para 124 leitos e reforça atendimento humanizado a pacientes oncológicos do SUS em Mato Grosso do Sul
28/08/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA), referência no tratamento oncológico no Estado, inaugura no próximo dia 1º de setembro de 2025, às 8h, o 4º andar da Unidade III – Nelson Buainain, em Campo Grande. A nova ala conta com 32 leitos modernos e totalmente equipados, destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e representa mais um marco no fortalecimento da oncologia sul-mato-grossense.
O avanço foi possível graças ao investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, além de recursos de bazares da Receita Federal, que permitiram a aquisição de parte do mobiliário. Somados aos 32 leitos inaugurados em dezembro de 2024, o HCAA passa a ter 124 leitos distribuídos entre enfermarias, UTI e leitos-dia, sendo 55 habilitados pelo SUS, 9 particulares e 60 novos exclusivamente voltados ao SUS.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, o investimento fortalece não apenas a rede hospitalar, mas também a estratégia estadual em oncologia:
“Avançamos mais um passo na melhoria da unidade hospitalar, mas ainda temos muito trabalho a fazer. Uma política de saúde em oncologia deve prever não só hospitais estruturados para tratar os casos diagnosticados, mas também prevenção e diagnóstico precoce, que são fundamentais para avaliar o grau de maturidade de uma sociedade no enfrentamento das doenças crônico-degenerativas, entre elas o câncer.”
Para a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles, a entrega do novo pavimento é um divisor de águas:
“Este novo espaço simboliza o nosso compromisso inabalável com a vida. É um ambiente moderno, equipado, um SUS com qualidade de particular e, acima de tudo, humanizado. Cada leito inaugurado representa mais dignidade e mais esperança para quem luta contra o câncer. Agradecemos ao Governo do Estado, à Prefeitura e a todos os parceiros que, juntos, nos ajudam a salvar vidas todos os dias.”
Fundado em 1995 pela Fundação Carmem Prudente de Mato Grosso do Sul, o HCAA é uma instituição privada filantrópica responsável por 72% dos atendimentos oncológicos do Estado.
Em 2024, o hospital realizou 224.729 atendimentos.
São cerca de 17 mil procedimentos mensais, sempre com foco em tecnologia, acolhimento e atendimento humanizado.
Atualmente, de cada 10 pacientes com câncer atendidos pelo SUS em MS, 7 são tratados no HCAA.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Rubio diz que relação entre EUA e Brasil está em “trajetória positiva” e não descarta encontro entre Trump e Maduro
Leia Mais
Hugo Motta diz que STF decidirá caso a caso quem poderá ter direito ao PL da Dosimetria
Leia Mais
Casa da Saúde altera atendimento no fim de ano e orienta antecipação na retirada de medicamentos
Leia Mais
Fábio Trad aposta em Lula e discurso de mudança para enfrentar favoritismo de Eduardo Riedel em MS
Municípios