Política
Lula ataca Bolsonaro: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem”
Presidente critica pedido de anistia antes de condenação e ironiza campanhas de Pix para bancar defesa do ex-presidente
01/07/2025
16:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante o lançamento do Plano Safra para agricultura empresarial, nesta terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom contra Jair Bolsonaro (PL), acusando-o de agir como “frouxo” ao pedir anistia antes mesmo de ser condenado pelos atos golpistas de 2022 e pelo incentivo aos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
“Nunca vou pedir para vocês fazerem Pix para mim. Guardem seus dinheiros para pagar seus funcionários. E jamais pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede um erro das consequências não deveria fazer bobagem”, declarou Lula.
As falas do presidente ocorreram diante de parlamentares, empresários e ministros. Lula voltou a criticar as ações e omissões da gestão Bolsonaro, mencionando os pedidos de Pix usados para custear advogados do ex-presidente e ironizando a tentativa de anistia sem que haja condenação formal.
O discurso de Lula fez parte da agenda de lançamento do novo Plano Safra. Durante o evento, membros do governo também rebateram críticas da oposição e responderam diretamente a nomes da gestão anterior.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, rebateu a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra de Bolsonaro, que afirmou que o plano não atingiu valor recorde.
“Ontem, a grande ex-ministra Tereza Cristina caiu na fake news e falou que o Plano Safra não é recorde, mas os números estão aí”, afirmou.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou Bolsonaro por não ter corrigido a tabela do Imposto de Renda durante seu mandato.
“Bolsonaro não tem moral para discutir tributação. Ele nunca reajustou a tabela do IR”, disse na véspera.
Desde que passou a ser investigado por participar de uma trama golpista em 2022 e por seu suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro e aliados passaram a pedir anistia preventiva e organizar campanhas de arrecadação com Pix para financiar sua defesa judicial.
As declarações de Lula evidenciam o aquecimento do embate político entre o governo e a oposição, com o ex-presidente Bolsonaro ainda fora do jogo eleitoral por estar inelegível, mas mantendo forte influência entre parlamentares e parte do eleitorado conservador.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado dos EUA aprova pacote de Trump que corta impostos, reduz verba social e amplia gasto com imigração
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande abre seleção para cadastro reserva de pedreiros e coveiros
Leia Mais
Corpo de Juliana Marins chega ao Rio seis dias após resgate na Indonésia
Leia Mais
Deputados e CCR firmam acordo para prestação de contas trimestral sobre obras na BR-163
Municípios