Política / Assembleia Legislativa
Deputado Zeca apresenta moção de congratulação à Agraer e cobra melhorias em saúde e abastecimento de água em MS
Parlamentar destacou avanços na agricultura familiar, pediu urgência na reforma de posto de saúde em Rochedo e solicitou caixas d’água para comunidade indígena em Juti
27/08/2025
23:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Zeca do PT apresentou uma série de proposições voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à saúde pública e às comunidades indígenas do estado.
Zeca apresentou uma Moção de Congratulação ao diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, e ao diretor-executivo, Marcos Roberto de Carvalho Melo, estendida a todos os servidores da agência.
Segundo o deputado, a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados desde 2023, com destaque para:
O salto no número de emissões do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que passou de 3,9 mil inscrições ativas em 2023 para mais de 28 mil em 2025.
O crescimento da comercialização de alimentos da agricultura familiar pela Ceasa-MS, que aumentou de 3 milhões para 5 milhões de toneladas no período.
A aquisição de mais de 20 milhões de toneladas de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Zeca ressaltou a importância da continuidade dos projetos:
“A relevância do trabalho da Agraer é indiscutível e deve seguir fortalecendo a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul”, destacou.
A moção segue agora para apreciação do plenário da Casa de Leis.
O parlamentar também apresentou indicação cobrando a finalização urgente das obras de reforma do posto de saúde da comunidade Pira-Parque, em Rochedo. De acordo com relatos encaminhados pelo vereador Josimar Veterinário (Republicanos), os moradores têm enfrentado dificuldades e são obrigados a se deslocar até a área urbana do município para conseguir atendimento médico.
O pedido foi direcionado ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e ao prefeito de Rochedo, Arino Jorge.
Outra indicação apresentada por Zeca solicita, em caráter de urgência, o fornecimento de 30 caixas d’água de 500 litros para as famílias da Aldeia Jarará, em Juti. O pedido atende solicitação da vereadora Andréia Tobias (Loira do PT).
Segundo relatos, a comunidade indígena enfrenta longos períodos sem acesso à água potável, chegando a ficar até 15 dias sem abastecimento. Além disso, a construção de novas unidades habitacionais aumentou a necessidade de armazenamento.
A solicitação foi encaminhada ao coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS (DSEI-MS), Lindomar Ferreira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Funsat anuncia 1.824 vagas de emprego nesta quinta-feira em Campo Grande
Leia Mais
ALEMS vota reconhecimento da fibromialgia como deficiência e outros quatro projetos nesta quinta-feira
Leia Mais
Caixa paga hoje Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Leia Mais
Sesau escala mais de 100 médicos nas UPAs e CRSs de Campo Grande nesta quinta-feira
Municípios