Economia / Inovação
Mato Grosso do Sul vai adotar sistema de Inteligência Artificial para agilizar abertura de empresas
Ferramenta identifica inconsistências em documentos e promete mais segurança e eficiência nos trâmites empresariais
26/06/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©Bruno Rezende
A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) anunciou que irá implementar o uso de Inteligência Artificial (IA) na análise de processos de abertura, encerramento e alterações contratuais de empresas. A novidade foi apresentada nesta semana ao secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, durante reunião do Conselho de Administração da Jucems.
A tecnologia já está em uso na Junta Comercial do Rio Grande do Sul e agora passa por testes com o banco de dados sul-mato-grossense. A expectativa é que a ferramenta seja oficialmente lançada em setembro, durante o Congresso da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), que será realizado em MS.
Num primeiro momento, a IA será aplicada nas análises de alterações contratuais, verificando se há divergências entre os dados informados em formulários e os documentos anexados pelos empresários ou contadores.
Caso alguma inconsistência seja detectada, o sistema emite um "apontamento" com a possibilidade de correção por parte do usuário.
Se o usuário optar por prosseguir sem corrigir e a IA continuar apontando o erro, o processo será encaminhado para auditoria manual.
Segundo Jaime Verruck, o sistema representa um avanço importante:
“É mais um instrumento que busca segurança jurídica, agilidade e eficiência na abertura de empresas no Estado. Nós analisamos a viabilidade e aprovamos. A ideia é fazer o lançamento oficial durante o Congresso da Fenaju”, destacou.
A Jucems vem registrando crescimento recorde na abertura de empresas. Entre janeiro e 18 de junho deste ano, já foram abertas 6.507 empresas em Mato Grosso do Sul, superando o número registrado no mesmo período de 2023, quando foram abertas 5.727 empresas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova criação da Universidade Federal do Esporte com sede em Brasília
Leia Mais
Trump ameaça ampliar presença naval no Oriente Médio e pressiona Irã por acordo nuclear
Leia Mais
STM fixa prazo de dez dias para Bolsonaro apresentar defesa em ação que pode resultar na perda de patente
Leia Mais
Bruno Samudio assina primeiro contrato profissional com o Botafogo aos 16 anos
Municípios