Saúde / Campo Grande
Campo Grande divulga escala com mais de 60 médicos plantonistas em UPAs e CRSs nesta quarta (7)
Pediatras atendem nas unidades Coronel Antonino, Universitário e CRS Tiradentes; saiba também quando procurar cada tipo de unidade de saúde
07/05/2025
06:30
SESAU
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou nesta quarta-feira (7) a escala de plantão dos profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos Centros Regionais de Saúde (CRSs) de Campo Grande. A programação inclui mais de 60 médicos distribuídos por 10 unidades da capital.
Durante os períodos da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis para atendimento na UPA Coronel Antonino, UPA Universitário e no CRS Tiradentes. O atendimento é por demanda espontânea, seguindo o critério da classificação de risco, que determina a ordem de prioridade conforme o estado de saúde do paciente.
Muitos usuários do SUS têm dúvidas sobre qual unidade procurar em cada situação. Em Campo Grande, quatro tipos de unidades compõem a rede pública municipal:
UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família): voltadas ao atendimento de rotina e problemas de baixa complexidade. São consideradas a porta de entrada do sistema e atuam na atenção primária, com agendamento de consultas e exames simples.
UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centro Regional de Saúde): voltadas ao atendimento de urgência e emergência, como casos de dor intensa, acidentes, infartos e AVCs. Atuam em plantão 24h.
As UBSs e UBSFs geralmente estão localizadas nos bairros e atendem a comunidades específicas. Consultas são agendadas presencialmente em datas estipuladas por cada unidade.
Nas UPAs e CRSs, o atendimento é priorizado com base em uma classificação de risco por cores, que define o grau de urgência do paciente:
Azul: casos não urgentes, atendidos por ordem de chegada.
Verde: pacientes com prioridade moderada, como gestantes e idosos.
Amarela: necessidade de atendimento rápido, mas sem risco de morte.
Vermelha: emergência grave com risco iminente à vida, atendimento imediato.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tensão entre Trump e Rússia aumenta após fala sobre “Terceira Guerra Mundial”
Leia Mais
Presidente da Alems critica afastamento de Carlos Assis da Agems e vê interferência do Judiciário
Leia Mais
Como declarar MEI, carro financiado, consórcio e VGBL no Imposto de Renda 2025
Leia Mais
Mortalidade materna tem queda expressiva em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos
Municípios