Campo Grande (MS), Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

Educação

Educação em tempo integral avança em Mato Grosso do Sul e atinge 17,3% das matrículas em 2024

Com apoio de programa federal, Estado amplia oferta em quase todas as etapas da rede pública; ensino médio permanece estável

24/04/2025

11:30

SECOM

DA REDAÇÃO

O programa Escola em Tempo Integral teve 965 mil matrículas de tempo integral declaradas no ciclo 2023-2024, para a educação básica - Foto: Divulgação/MEC

O número de alunos matriculados em escolas de tempo integral em Mato Grosso do Sul cresceu de forma significativa entre 2022 e 2024, saltando de 14,9% para 17,3% do total de estudantes da rede pública estadual. Os dados são do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O crescimento reflete o impacto de políticas públicas como o programa Escola em Tempo Integral, implementado pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios, com foco em ampliar o acesso à jornada estendida nas instituições de ensino.

Crescimento por etapa de ensino em MS:

  • Creche: leve queda de 71,5% para 69,8%

  • Pré-escola: de 3,5% para 4,5%

  • Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano): de 6,3% para 8,6%

  • Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano): de 10,4% para 15,5%

  • Ensino Médio: pequena oscilação negativa, de 17,4% para 17,3%

Mesmo com a estabilidade no ensino médio, Mato Grosso do Sul acompanha uma tendência nacional de ampliação da educação em tempo integral.

Números nacionais:

  • Creche: de 56,8% (2022) para 59,7% (2024)

  • Pré-escola: de 12,1% para 15,6%

  • Ensino Fundamental: de 14,4% para 19,1%

  • Ensino Médio: de 20,4% para 24,2%

  • Geral: de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024

Avanços e metas

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a expansão do ensino integral é resultado de ações coordenadas com estados e municípios, orientadas pelos dados do Censo Escolar.

“Os avanços são fruto de um esforço conjunto. Praticamente atingimos a meta do PNE (Plano Nacional de Educação) para o ensino médio, que era de 25% até 2024. Já chegamos a quase 23%”, afirmou.

Além disso, o número de entes federativos com políticas de educação integral cresceu de 17% em 2022 para 64% em 2024, segundo o MEC.

Sobre o Escola em Tempo Integral

O programa federal promove jornada ampliada (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas da educação básica, priorizando estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além do apoio financeiro e técnico, o programa exige alinhamento pedagógico com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

No ciclo 2023-2024, foram registradas 965 mil matrículas em tempo integral. Para o ciclo 2024-2025, 943 mil matrículas já foram pactuadas, com prazo de declaração até 9 de maio.


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