Cultura / Cidadania
Casa Amarela abre programação especial de fim de ano com o evento “Café com a Vizinhança”, em Campo Grande
Ateliê cultural celebra memória ferroviária, arte e convivência com encontros gratuitos a partir deste domingo (9)
06/11/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O espírito natalino chega mais cedo à Casa Amarela – Ateliê do Museu de Arte Urbana (MuAU), em Campo Grande (MS). O espaço abre neste domingo (9) sua programação especial de fim de ano com o evento “Café com a Vizinhança: Histórias do Tombamento – uma criação coletiva”, um encontro gratuito que une arte, memória e comunidade em torno de histórias e afetos ligados à ferrovia.
A primeira edição acontece às 8h30, na Rua dos Ferroviários, 118, no Centro da Capital, e marca o início de uma série de encontros que seguem até o dia 21 de dezembro, sempre aos domingos.
“A ideia é reunir pessoas queridas em torno de um café e de boas conversas, resgatando histórias e memórias afetivas ligadas à ferrovia. Cada encontro é um convite para revisitar o passado e fortalecer o sentimento de pertencimento”, explica Tatiana De Conto, arteterapeuta, idealizadora do projeto e gestora da Casa Amarela ao lado do artista Guido Drummond.
Inspirado nas antigas rodas de conversa dos ferroviários, o “Café com a Vizinhança” propõe um mergulho na história viva do Complexo Ferroviário de Campo Grande, abordando também o processo de tombamento do patrimônio da Noroeste do Brasil (NOB).
A convidada da primeira edição é Maria Madalena Mereb, referência na preservação da memória ferroviária.
“Esses encontros nascem de um hábito antigo: as rodas de conversa na porta das casas. Queremos resgatar essa convivência e falar não apenas do patrimônio físico, mas das relações humanas que mantêm viva essa comunidade”, explica Madalena.
Os relatos e depoimentos coletados durante as rodas de conversa serão compartilhados nas redes sociais da Casa Amarela (@casa.amarela.muau), integrando o acervo do Museu de Arte Urbana, que transforma histórias reais em obras de arte muralista.
De 9 de novembro a 21 de dezembro, a Casa Amarela se transforma em um ponto de encontro cultural para celebrar o Natal com arte, afeto e colaboração. A programação inclui:
Bazar de Natal – de quarta a sábado, das 14h às 21h (abertura oficial dia 19/11);
Espaço Café – com sabores regionais e cerveja artesanal;
Oficina Arteterapêutica de Natal – quartas, das 16h às 18h;
Sábados de Contos de Natal – das 18h às 20h, com couvert artístico;
Histórias da Galeria do Trecho – dia 5/12 (sexta-feira), com narração das histórias que inspiraram os murais do MuAU;
Roda de conversa “Lídia Baís – uma mulher à frente de seu tempo” – dia 12/12, às 18h, com Tatiana De Conto e Larissa Anzoátegui.
“A programação de Natal é um presente para Campo Grande. Queremos que as pessoas voltem a ocupar o espaço da ferrovia com arte, cultura e convivência. A Casa Amarela é um espaço de encontro e valorização da nossa história”, reforça Tatiana.
Localizada na esquina da Rua dos Ferroviários com a Avenida Mato Grosso, a antiga casa de madeira da época da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) se reinventou como símbolo de resistência e cultura ferroviária.
Transformada por Guido Drummond e Tatiana De Conto, a Casa Amarela é hoje ateliê do Museu de Arte Urbana (MuAU), espaço dedicado a exposições, oficinas, contações de histórias e experiências imersivas, com foco na memória e no pertencimento social.
O projeto conta com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, via Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e Setesc.
Café com a Vizinhança – Histórias do Tombamento
📅 Datas: 9 e 23 de novembro | 7 e 21 de dezembro (domingos)
🕗 Horário: 8h30
📍 Local: Casa Amarela – Rua dos Ferroviários, 118, Campo Grande (MS)
🎟️ Entrada gratuita | Classificação livre
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dois homens são presos em operação que combate crimes sexuais e divulgação de conteúdos íntimos em Três Lagoas
Leia Mais
Erros em exames comprometem diagnósticos e aumentam risco de morte por câncer de mama, alerta ONA
Leia Mais
Assembleia Legislativa vota hoje a LOA 2026, que prevê orçamento de R$ 27,19 bilhões para Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Setor de carne bovina dribla tarifaço e garante ao Brasil liderança mundial nas exportações em 2025
Municípios