Campo Grande (MS), Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Deputados Pedro Kemp e Gleice Jane promovem audiência pública sobre metas do novo Plano Nacional de Educação até 2034

Evento será realizado na ALEMS com participação da FETEMS e sociedade civil para discutir propostas do PNE em tramitação no Congresso

16/04/2025

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de debater de forma ampla e democrática os rumos da educação no Brasil para a próxima década, os deputados estaduais Pedro Kemp e Gleice Jane, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), realizam no dia 23 de abril, às 14h, no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), uma audiência pública sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A iniciativa convida educadores, gestores, estudantes, entidades representativas e a sociedade civil para discutir o Projeto de Lei nº 2.614/2024, que está em tramitação no Congresso Nacional e estabelece as metas da educação brasileira até 2034.

“Planejar a educação pública é trabalhar por uma nação mais justa. Queremos ouvir todos os que defendem uma educação de qualidade, com equidade e inclusão”, afirmou o deputado Pedro Kemp, autor do requerimento da audiência ao lado da professora e também deputada Gleice Jane.

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) já confirmou presença no evento, que deve reunir representantes da base educacional estadual para contribuir com sugestões ao texto do PNE que está sendo analisado em nível federal.

Principais pontos em debate:

O novo Plano Nacional de Educação traz:

  • 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias, que envolvem todos os níveis da educação, da educação infantil ao ensino superior, incluindo também educação profissional e tecnológica;

  • Metas para alfabetização, educação integral, educação inclusiva, educação escolar indígena, quilombola e do campo;

  • Ênfase na formação de professores, infraestrutura escolar, superação do analfabetismo e qualidade do ensino básico e superior;

  • Proposta progressiva de financiamento, partindo de 7% do PIB até atingir 10% em 2034.

“Precisamos discutir com a sociedade como garantir uma educação verdadeiramente pública, inclusiva e de qualidade. O PNE deve refletir os desafios reais da educação no país”, destacou Gleice Jane.

Serviço:

Audiência Pública – Plano Nacional de Educação
📆 Quarta-feira, 23 de abril de 2024
14h
📍 Plenário Júlio Maia – Assembleia Legislativa de MS (ALEMS), Campo Grande
👥 Participação aberta ao público e com transmissão pelos canais oficiais da ALEMS


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: