Política / Manifestação
Gianni Nogueira é a única representante de MS a discursar em ato na Paulista a convite de Bolsonaro
Vice-prefeita de Dourados defendeu anistia aos presos do 8 de janeiro e fez apelo religioso no encerramento do discurso
06/04/2025
17:30
OE
DA REDAÇÃO
Vice-prefeita de Dourados defendeu anistia aos presos do 8 de janeiro e fez apelo religioso no encerramento do discurso
A vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL-MS), foi a única liderança de Mato Grosso do Sul a discursar no ato realizado neste domingo (6) na Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da anistia aos presos pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023. O evento foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e reuniu milhares de apoiadores e parlamentares da base bolsonarista.
Convidada pessoalmente por Bolsonaro, Gianni subiu no caminhão principal e iniciou sua fala com um apelo em favor do que chamou de “presos políticos do 8 de janeiro”. Ao final, emocionou parte do público ao cantar um trecho da música "Deus, Sara essa Nação", reforçando o tom religioso da manifestação.
“O povo brasileiro entendeu que existe um destino para o Brasil, e o destino do Brasil é ser uma nação livre”, afirmou a vice-prefeita durante o discurso.
A escolha de Gianni para o discurso foi motivada, segundo aliados, pela comoção gerada em Dourados e no país com a prisão de Débora Rodrigues, moradora da cidade, condenada a 14 anos de prisão por ter pichado com batom a estátua “A Justiça”, no STF, com a frase “Perdeu, mané”, dita pelo ministro Luís Roberto Barroso.
Gianni citou o caso como exemplo da necessidade de uma anistia “com caráter humanitário”, defendida por Bolsonaro e por lideranças do PL. Débora, que tem dois filhos, é considerada mártir entre apoiadores do ex-presidente, e sua pena é apontada por bolsonaristas como “desproporcional”.
“Precisamos de união e de pacificação nacional. A anistia é essencial para sarar feridas e seguir em frente como uma nação livre”, disse Gianni.
Atual presidente do PL Mulher em Dourados, Gianni tem ganhado visibilidade nacional dentro da sigla e, segundo fontes próximas a Bolsonaro, é um dos nomes cotados para disputar uma das cadeiras do Senado por MS em 2026.
A participação no evento e o convite direto de Bolsonaro para discursar reforçam o prestígio da vice-prefeita junto à liderança nacional do partido.
Apesar da presença de outros políticos sul-mato-grossenses no ato — como os deputados Rodolfo Nogueira, Marcos Pollon, João Henrique Catan e Coronel David — Gianni foi a única a discursar no palco principal do evento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campo Grande abre seleção para enfermeiros atuarem em plantões nas UPAs e CRSs
Leia Mais
Inpasa e Sebrae/MS lançam projeto de encadeamento produtivo para pequenos negócios
Leia Mais
CCR MSVia realiza obras e manutenção na BR-163/MS nesta segunda-feira (7); veja trechos com pare-e-siga e desvios
Leia Mais
Brasilândia inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira, 7 de abril
Municípios