Política / Eleições 2026
Caiado lança pré-candidatura à presidência com foco em segurança pública e críticas a Lula e Bolsonaro
Governador de Goiás reforça discurso conservador, se diferencia de Bolsonaro e ataca PEC da Segurança em evento na Bahia
04/04/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), oficializou nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República em evento realizado em Salvador (BA). Durante o lançamento, Caiado adotou discurso firme em defesa da segurança pública, criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se diferenciou de maneira sutil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sem citá-lo diretamente.
“O Caiado já desmascarou o presidente Lula na frente dele dizendo: ‘Você quer tirar prerrogativa de Estado, isso aí é presente para a bandidagem’”, afirmou o governador, ao criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, idealizada pelo ministro Ricardo Lewandowski. A proposta prevê a criação de um sistema unificado de segurança, nos moldes do SUS, integrando União, estados e municípios.
Durante o evento, marcado pela ausência de líderes nacionais do União Brasil, Caiado se posicionou contra a centralização das decisões em Brasília. “Não existe estado democrático de direito onde o governo é complacente com o crime”, disse, em tom enfático.
Sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Caiado afirmou que pretende exercer a Presidência “com liturgia”, respeitando a harmonia entre os poderes e evitando confrontos institucionais. “Não sou candidato de bolso de colete, nem de barra de saia de ninguém. Eu sou candidato e vou para o povo”, disparou.
Caiado também atacou a gestão petista, dizendo que o governo perdeu a conexão com a juventude e não sabe governar. “Lula, você não dá conta de governar”, afirmou. Ele criticou os juros altos, a inflação e também ironizou a atuação da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmando que “a única coisa que ela não sabe é articular”.
A ausência do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, evidenciou a falta de apoio integral dentro do partido à candidatura de Caiado. O governador, no entanto, foi apoiado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Nos bastidores, parlamentares do União Brasil, como o senador Efraim Filho (PB), já manifestaram que a sigla só apoiará Caiado caso ele demonstre viabilidade eleitoral.
A segurança pública, tema apontado por 29% da população como o maior problema do país segundo a última pesquisa Genial/Quaest, será o eixo central da campanha de Caiado, que busca ocupar o espaço da direita conservadora em 2026. O governador também tem se distanciado do bolsonarismo e já protagonizou disputas locais com aliados do ex-presidente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Exército abre 440 vagas para curso de formação de oficiais com salário de até R$ 7,3 mil
Leia Mais
Candidatos à presidência da FFMS prometem abrir mão parcial de salário pago pela CBF
Leia Mais
'Drive da Vacinação' registra fila de até 40 minutos em Campo Grande
Leia Mais
Ana Maria Braga se casa com Fábio Arruda em cerimônia íntima em São Paulo
Municípios