Campo Grande (MS), Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Simone Tebet pode disputar vaga ao Senado em 2026

Ministra do Planejamento cogita candidatura para fortalecer MDB e barrar avanço da direita

18/02/2025

10:20

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), pode voltar a disputar uma cadeira no Senado Federal nas eleições de 2026. A possibilidade foi confidenciada a colegas do partido em Mato Grosso do Sul e dependerá de uma "missão política" atribuída por seu grupo.

Embora também seja cotada para vice na chapa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone pode ser peça-chave na estratégia do governo para conter o crescimento da direita no Senado e garantir uma vaga para o MDB no Congresso.

O peso do Senado nas eleições de 2026

A disputa pelo Senado Federal tem sido central para o embate entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para a direita, a casa legislativa é estratégica, pois tem o poder de afastar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e barrar pautas do governo federal.

Tebet não disputou a reeleição em 2022, pois concorreu à presidência da República. Terminou na terceira posição, com 4.915.423 votos (4,16%). No segundo turno, declarou apoio a Lula e, como recompensa, assumiu o Ministério do Planejamento.

Rejeição em MS e possibilidade de candidatura em outro estado

Apesar de ter se tornado nacionalmente conhecida pelos debates na eleição presidencial de 2022, a aliança com Lula gerou resistência entre eleitores bolsonaristas em Mato Grosso do Sul. Esse cenário fez com que algumas lideranças sugerissem que Tebet dispute o Senado em outro estado, hipótese que ainda não foi oficialmente comentada pela ministra.

📢 Números da trajetória de Simone Tebet:

  • Eleita senadora por Mato Grosso do Sul em 2014, com 52,61% dos votos válidos (640.336 votos)
  • Concorreu à presidência em 2022 e obteve 4,16% dos votos no primeiro turno
  • Assumiu o Ministério do Planejamento no governo Lula após o segundo turno

Histórico político e influência do MDB

Na eleição de 2014, Tebet garantiu sua vaga no Senado após André Puccinelli (MDB), então governador, abrir mão da disputa para apoiá-la. Agora, sua candidatura depende da estratégia do partido e do governo Lula para 2026.

Se disputar o Senado, Simone Tebet será um dos principais nomes da base governista na corrida eleitoral, atuando para fortalecer a representatividade do MDB e do grupo político que hoje sustenta o Planalto.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: