RECONHECIMENTO
Águas Guariroba conquista prêmio nacional de qualidade em saneamento pela quarta vez consecutiva
Empresa recebe troféu Quíron Diamante em cerimônia no Rio de Janeiro, evidenciando excelência na gestão do saneamento ambiental
05/12/2024
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na noite desta quarta-feira (4), a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto em Campo Grande, foi novamente reconhecida no cenário nacional. Durante cerimônia realizada no Estado do Rio de Janeiro, a empresa recebeu o troféu Quíron Diamante, na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível III classe Mundial, do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Considerado o “Oscar” do setor, o PNQS destaca empresas que alcançam níveis de excelência na prestação de serviços de saneamento.
A premiação é aberta a todas as companhias do país, reunindo concessionárias de diversos estados, como a Aegea, Sabesp, Grupo Águas do Brasil e Sanepar, entre outras. Nesta edição, mais de 30 empresas se inscreveram. Pela quarta vez consecutiva, a Águas Guariroba avançou em sua classificação, conquistando um troféu mais valioso a cada ano, o que reflete a evolução contínua de seus processos.
“Esse é um dos maiores prêmios do saneamento nacional e, pelo quarto ano consecutivo, estamos evoluindo e conquistando um troféu mais valioso. Isso mostra o avanço da concessionária na gestão de seus serviços de excelência”, ressaltou a diretora-executiva da Águas Guariroba, Francis Faustino.
A avaliação das empresas candidatas ao PNQS utiliza o MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental. Cada participante passa por análise detalhada de processos, operações, resultados e práticas de gestão. “Durante a avaliação, nossas operações recebem examinadores, que analisam nossos procedimentos. Nossos serviços são de excelência, e nossa gestão é, mais uma vez, premiada pelo PNQS”, pontuou o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
A concessionária é referência nacional e conta com índices de universalização no fornecimento de água e coleta de esgoto. Campo Grande ocupa a segunda posição entre as capitais brasileiras com melhores índices de saneamento, ficando atrás apenas de São Paulo. A eficiência da empresa se traduz também na redução significativa de perdas de água, passando de 56% para 19%, um índice muito abaixo da média nacional, que supera 30%.
Além disso, a Águas Guariroba atingiu com nove anos de antecedência as metas do Novo Marco Legal do Saneamento. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro do Mato Grosso do Sul a receber a acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise. Em 2024, o programa de redução de perdas da empresa foi destaque nacional no 8º Prêmio Casos de Sucesso, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O PNQS foi criado em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. Além da categoria AMEGSA, o prêmio conta com outras modalidades e reconhece empresas que se sobressaem em inovação, eficiência operacional, gestão de ativos e relacionamento com fornecedores. O objetivo é incentivar a adoção de boas práticas de gestão no setor de saneamento ambiental, assegurando serviços mais eficientes, sustentáveis e confiáveis à população.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios