SANEAMENTO
Águas Guariroba alcança marca histórica de 200 km de rede de esgoto implantados em 2024
Projeto “Campo Grande Saneada” já beneficiou mais de 56 mil pessoas neste ano com ampliação da coleta e tratamento de esgoto na Capital.
21/11/2024
16:05
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A concessionária Águas Guariroba celebrou, neste mês de novembro, a implantação de 200 quilômetros de rede de esgoto somente em 2024, consolidando um avanço significativo no programa “Campo Grande Saneada”, lançado no final de 2022. Desde o início do projeto, já foram instalados mais de 450 quilômetros de tubulações, beneficiando milhares de famílias e elevando a infraestrutura sanitária da cidade.
De acordo com o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, a expansão da rede de esgoto trouxe benefícios permanentes para a saúde e qualidade de vida das comunidades atendidas.
"Onde a nossa rede chega, a saúde e qualidade de vida chegam juntos. Somente neste ano, mais de 20 mil famílias, cerca de 56 mil pessoas, foram beneficiadas em diversos bairros da Capital", afirmou Buim.
Bairros como Coophavila 2, Seminário, e as comunidades Tia Eva e Homex já estão totalmente universalizados, com 100% das residências conectadas à rede de esgoto. Com isso, Campo Grande atingiu a marca de 3.122 quilômetros de rede de esgoto implantados.
Com pouco mais de 40 dias para o término de 2024, a concessionária pretende universalizar o serviço nos bairros Caiobá e São Conrado, além do Polo Empresarial Oeste, que já teve a implantação da rede concluída, beneficiando indústrias e promovendo o desenvolvimento econômico da região.
As obras continuam em bairros como Jardim Aeroporto, Caiobá, Serradinho, Aero Rancho, São Conrado e Nova Campo Grande, com destaque para a implantação de 30 quilômetros de tubulações de esgoto somente na região do Nova Campo Grande e Serradinho.
Além das obras de saneamento, a Águas Guariroba está reforçando o abastecimento de água em diversas regiões da Capital. Destaque para a construção de dois novos reservatórios com capacidade de 1 milhão de litros cada, localizados nas regiões do Pênfigo e Nova Campo Grande, além de um novo super poço com perfuração de 500 metros, captando água diretamente do Aquífero Guarani.
Segundo a diretora-executiva da concessionária, Francis Faustino, essas ações não só atendem as necessidades locais como fortalecem a capacidade de abastecimento de toda a cidade.
"Esses reservatórios e o novo poço reforçam a rede interligada, permitindo deslocar água para outros pontos da cidade em caso de necessidade, beneficiando mais de 20 mil pessoas na região do Nova Campo Grande", destacou Francis.
A substituição de fossas sépticas pela rede de esgoto tem um impacto direto na saúde pública e no meio ambiente, reduzindo a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
Com a ampliação contínua da rede e investimentos na infraestrutura hídrica, o programa “Campo Grande Saneada” reafirma o compromisso da Águas Guariroba em promover saneamento básico de qualidade, garantindo dignidade e qualidade de vida para todos os cidadãos da Capital.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios