SAÚDE
Quatro sintomas gastrointestinais que não devem ser ignorados
A saúde intestinal é essencial para o bem-estar geral e pode indicar desequilíbrios que exigem atenção médica.
18/11/2024
19:15
NAOM
©DIVULGAÇÃO
O intestino desempenha funções cruciais na digestão, na absorção de nutrientes e no sistema imunológico. Sintomas gastrointestinais podem ser sinais de problemas mais sérios, e ignorá-los pode comprometer a saúde. A nutricionista Chloe Williams, em entrevista ao Mirror, destacou quatro sinais de alerta relacionados à saúde intestinal:
Sentir-se inchado logo após a primeira refeição do dia pode ser um sinal de supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO). Essa condição ocorre quando há um crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, causando desconforto, gases e problemas na digestão.
Queimação recorrente no estômago pode ser um indicativo de baixa acidez estomacal. Essa condição prejudica a digestão dos alimentos e a proteção contra infecções, podendo levar à má absorção de nutrientes essenciais.
Se sentir dor no estômago após comer, isso pode estar relacionado ao intestino permeável, condição em que a barreira intestinal se torna menos eficaz. Isso pode permitir a entrada de substâncias nocivas na corrente sanguínea, causando sensibilidades alimentares e inflamações.
Um revestimento branco na língua pode ser sinal de crescimento excessivo de Candida, um fungo que pode causar prisão de ventre, fadiga, acne, dores nas articulações e mudanças de humor, além de outros sintomas.
Se os sintomas persistirem, é fundamental procurar orientação médica para uma avaliação detalhada. Detectar problemas precocemente pode fazer uma grande diferença na saúde geral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PIX ganha botão de contestação em apps bancários; devolução em fraudes pode ocorrer em até 11 dias
Leia Mais
TJMS promove o juiz Djailson de Souza a desembargador por antiguidade
Leia Mais
Riedel reúne secretariado para definir 2026 e pode antecipar saída de secretários-candidatos para janeiro
Leia Mais
Polícia italiana detém ex-assessor de Moraes acusado de vazar informações sigilosas do STF
Municípios