SAÚDE
Confira a escala médica desta terça-feira em UPAs e CRSs de Campo Grande
Mais de 60 profissionais de saúde atenderão em unidades de urgência e emergência ao longo do dia
05/11/2024
07:10
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou a escala de atendimento desta terça-feira (5) para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) de Campo Grande. Ao todo, mais de 60 médicos estarão disponíveis para atender casos de urgência e emergência.
Durante o período da manhã, 63 clínicos gerais e 20 pediatras estarão atendendo a população, com atendimento infantil exclusivamente nas UPAs Coronel Antonino e Universitário. No período da tarde, a escala conta com 63 médicos para adultos e 17 pediatras. Já à noite, a equipe será composta por 59 clínicos gerais e 32 pediatras, distribuídos pelas unidades.
O atendimento em UPAs e CRSs é feito por demanda espontânea, ou seja, os pacientes são atendidos por ordem de chegada, mas a prioridade é determinada pela classificação de risco, que avalia a gravidade de cada caso. A triagem é realizada na entrada das unidades, com base no Protocolo de Manchester, que categoriza os pacientes por cores: vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Para um atendimento mais eficiente, a Sesau recomenda que os pacientes levem documentos pessoais, como RG, CPF e cartão do SUS, além de exames ou prescrições anteriores que possam ajudar na avaliação médica. Também é importante lembrar que casos mais graves terão prioridade no atendimento, mesmo que outras pessoas cheguem antes.
As UPAs e CRSs são responsáveis por atender urgências e emergências, como febre alta, falta de ar, fraturas, dores intensas, crises convulsivas, suspeitas de infarto ou derrame, e acidentes em geral. No entanto, casos menos graves, como consultas de rotina ou sintomas leves, devem ser direcionados para unidades básicas de saúde (UBS) ou para agendamento posterior.
As UPAs em funcionamento são: Coronel Antonino, Universitário, Vila Almeida, Moreninhas, Santa Mônica, Leblon, e Nova Bahia. Já os CRSs são: Coophavilla II, Tiradentes, Aero Rancho e Nova Lima.
A Sesau disponibiliza canais de atendimento para tirar dúvidas da população. Além do telefone 156, que é exclusivo para informações sobre saúde, também é possível acessar o site oficial da prefeitura para acompanhar as atualizações de escala e receber orientações.
Confira a escala:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PIX ganha botão de contestação em apps bancários; devolução em fraudes pode ocorrer em até 11 dias
Leia Mais
TJMS promove o juiz Djailson de Souza a desembargador por antiguidade
Leia Mais
Riedel reúne secretariado para definir 2026 e pode antecipar saída de secretários-candidatos para janeiro
Leia Mais
Polícia italiana detém ex-assessor de Moraes acusado de vazar informações sigilosas do STF
Municípios