Campo Grande (MS), Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

SAÚDE

Nova variante do Sars-CoV-2, chamada XEC, é detectada em três estados brasileiros

Identificada em Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, a variante está sendo monitorada pela OMS devido ao seu potencial impacto no comportamento do vírus

14/10/2024

07:15

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Uma nova variante do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, foi detectada em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A variante, denominada XEC, foi identificada inicialmente pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras de dois pacientes da cidade do Rio de Janeiro, diagnosticados com Covid-19 em setembro de 2024.

De acordo com as autoridades, o Ministério da Saúde e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro já foram informados sobre a detecção da nova cepa. O alerta se estende a outras regiões do Brasil, uma vez que a variante está sendo monitorada de perto pela comunidade científica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a XEC no dia 24 de setembro como uma variante "em monitoramento", o que indica que ela possui várias mutações no genoma que podem alterar o comportamento do vírus, incluindo sua transmissibilidade, gravidade ou resposta a vacinas e tratamentos.

A variante XEC chamou a atenção da OMS e das autoridades sanitárias globais após um aumento rápido no número de casos em países da Europa, seguido por registros na Ásia, Oceania e América. Até o momento, a presença dessa cepa foi confirmada em pelo menos 35 países, o que reforça a importância do monitoramento contínuo.

Especialistas ressaltam a importância de manter os cuidados preventivos, como o uso de máscaras em locais fechados, higiene das mãos e, principalmente, a vacinação. O surgimento da XEC evidencia a necessidade de adaptação constante das estratégias de combate à Covid-19.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: