Campo Grande (MS), Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

ECONOMIA

Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

Cerca de 511 mil contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão no dia 30 de setembro, incluindo prioridades como idosos e moradores do Rio Grande do Sul

23/09/2024

08:10

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

A partir das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23), a Receita Federal liberou a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Cerca de 511 mil contribuintes poderão conferir se estão entre os que receberão parte dos R$ 1,03 bilhão que serão pagos até o final do mês.

Entre os beneficiados, 40% do montante será destinado a contribuintes com prioridade, como idosos e pessoas com deficiência. Neste ano, os moradores do Rio Grande do Sul foram incluídos nas prioridades devido às enchentes que atingiram o estado, somando 86.570 gaúchos na lista.

Além disso, 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix (CPF) na declaração do Imposto de Renda também terão prioridade no reembolso. Contribuintes com idades entre 60 e 79 anos somam 75.686 beneficiados, enquanto 23.180 pessoas que trabalham no magistério também receberão suas restituições. Idosos com mais de 80 anos e contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave também estão incluídos.

Como consultar a restituição:

A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, na seção “Meu Imposto de Renda”, clicando no botão “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou chave Pix (CPF) informada na declaração, no dia 30 de setembro. Caso o valor não seja depositado devido a problemas na conta, os recursos ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, e o contribuinte pode agendar o crédito para outra conta bancária pelo Portal BB, ou pelos telefones da Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Se a restituição não for resgatada no período de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

#jornaldoestadoms


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: