SAÚDE
Duas horas após ser declarado morto, idoso é encontrado vivo no necrotério
Família recebeu comunicado errado sobre óbito em hospital de Mato Grosso do Sul
05/09/2024
16:53
CGN
DA REDAÇÃO
Hospital Regional de Campo Grande onde paciente está internado (Foto: Osmar Veiga)
Uma situação inusitada e chocante ocorreu na quarta-feira (4) no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Um idoso de 72 anos, que havia sido declarado morto, foi encontrado vivo no necrotério do hospital cerca de duas horas depois do comunicado de óbito à família. O homem estava internado em estado grave devido a problemas cardíacos.
A nora do idoso, que prefere não ser identificada, relatou que ele sofre de uma condição cardíaca e estava com dificuldades em seguir a dieta médica, o que agravou seu quadro de saúde. No domingo, ele foi levado a um posto de saúde, onde os profissionais solicitaram sua transferência para o Hospital Regional. Na segunda-feira, o idoso foi transferido e intubado, com suspeita de infecção generalizada, mas os exames sugeriram choque cardiogênico, ou seja, o coração estava fraco e não bombeava sangue adequadamente.
Na quarta-feira, a família foi informada sobre a morte do idoso apenas 20 minutos após o filho ter saído da visita. Os familiares iniciaram os trâmites para o velório e sepultamento, e informaram a ex-esposa do homem, que, apesar de separada, continuava convivendo com ele.
Contudo, cerca de duas horas após a comunicação do óbito, a família recebeu outra ligação, dessa vez informando que o idoso ainda estava vivo. O equívoco foi descoberto quando o corpo já estava no necrotério do hospital. Ele foi, então, levado de volta para a ala vermelha, onde recebeu tratamento intensivo.
A família ficou em choque com o ocorrido, especialmente porque o erro parece ter sido resultado de um protocolo não seguido corretamente. “Estamos tentando assimilar toda a situação. Minha sogra ficou em choque. Conversamos com a médica e outro médico, nenhum dos dois soube explicar o que aconteceu”, disse a nora do paciente.
Embora a família tenha ficado revoltada com o erro, neste momento, a principal preocupação é com a recuperação do idoso, e eles ainda não decidiram se tomarão medidas judiciais contra o hospital.
Em resposta ao incidente, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informando que abriu um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias que levaram ao erro. O hospital afirmou ainda que o idoso segue em tratamento e está recebendo os cuidados adequados por parte da equipe médica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
JBS investirá US$ 70 milhões na produção de frango no Paraguai
Leia Mais
Coletivo de Brechós comemora 10 anos com evento “Vem Garimpar” na Vila Almeida em Campo Grande
Leia Mais
Intoxicação por metanol: conheça os riscos, sintomas e como agir em casos de emergência
Leia Mais
Conexões Inovadoras coloca ciência e tecnologia no centro do EmpreendeFest 2025
Municípios