COSTA RICA
Identificadas vítimas de queda de avião em MS: piloto paraguaio e funcionário de fazenda
01/09/2024
10:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na tarde deste sábado (31), um avião de pequeno porte caiu próximo a uma usina de cana-de-açúcar em Costa Rica, a cerca de 326 quilômetros de Campo Grande. As vítimas foram identificadas como Carlos Antônio Gomez Ortiz, 31 anos, piloto paraguaio, e Elison de Jesus Martines, 40 anos, funcionário de uma fazenda local.
O Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) está na cidade e aguarda a chegada do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) neste domingo (1º). A delegada Ana Cláudia Medina informou que a aeronave era um modelo experimental Paradise, prefixo PU ICL.
A aeronave estava estacionada no aeroporto da cidade há alguns dias. O piloto sobrevoou a região por cerca de uma hora e, ao tentar pousar, a aeronave arremeteu e acabou caindo. Ao tocar o solo, o avião pegou fogo, impedindo que as vítimas escapassem.
Um vídeo enviado pelo canal Direto das Ruas mostra um cinegrafista amador comentando sobre a queda do avião e o incêndio resultante. Equipes do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas que se espalharam pela vegetação.
Subtítulo: Aeronaves experimentais são usadas para pesquisas e inovação tecnológica, não sendo certificadas para uso regular.
Uma aeronave experimental é uma categoria de aeronave que não é certificada para uso regular, seja no âmbito civil ou militar. Esse tipo de aeronave é utilizado principalmente para pesquisas sobre comportamento de voo e para experimentação de novas tecnologias aeroespaciais.
As aeronaves experimentais possuem algumas características específicas:
Processo de Homologação: Diferente das aeronaves convencionais, as aeronaves experimentais não passam por processos detalhados de homologação exigidos pelo Estado.
Construção: Elas podem ser construídas a partir de projetos próprios, kits pré-fabricados ou plantas elaboradas por engenheiros aeronáuticos. Em muitos casos, essas aeronaves são adquiridas em kits e montadas pelos próprios proprietários.
Operação: Geralmente, as aeronaves experimentais são aprovadas para operações VFR (Visual Flight Rules) diurnas, mas é possível solicitar e obter aprovação para outros tipos de operação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), dependendo das características específicas da aeronave.
A aviação experimental é, portanto, um ramo do aerodesporto que abrange aeronaves que não passaram pelos processos de homologação tradicionais, mas que desempenham um papel importante na inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias na aviação.
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