SAÚDE
Com novos contratos, profissionais do Mais Médicos somam 354 em Mato Grosso do Sul
Programa federal foi retomado no ano passado em todo o país
24/08/2024
10:00
DA REDAÇÃO
Profissional do Mais Médicos examina paciente em unidade de saúde (Foto: Karina Zambrana/Ministério da Saúde)
O número de profissionais do programa Mais Médicos em atuação em Mato Grosso do Sul atingirá 354, com a chegada de 31 novos contratados. Essa equipe vem sendo recomposta desde o ano passado, quando o programa federal foi retomado.
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde em julho, 323 profissionais já estavam trabalhando no estado. O resultado das novas contratações foi anunciado na quinta-feira (22).
Conforme informações do Ministério da Saúde, todas as vagas ofertadas no último edital foram preenchidas em Mato Grosso do Sul. Nos outros estados, restou apenas uma vaga, em São Jerônimo (RS). Esta seleção marcou a inclusão inédita de vagas com cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
Das vagas mais recentes abertas em todo o país, 95% foram preenchidas por profissionais registrados no CRM (Conselho Regional de Medicina) do Brasil. Os 5% restantes foram ocupados por brasileiros formados no exterior.
Em relação à autodeclaração de raça e cor, 53,9% dos selecionados se identificaram como brancos, 42,2% como negros (32,9% pardos e 9,3% pretos), 3,4% como amarelos e 0,5% como indígenas. Além disso, 425 profissionais (13,3%) utilizaram o sistema de cotas étnico-raciais, sendo 416 negros, 6 indígenas e 3 quilombolas. Entre os profissionais alocados, 129 (4%) são pessoas com deficiência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Opinião pública, decide eleições!
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 12 milhões
Leia Mais
Fachin adia por 30 dias julgamento do STF sobre vínculo trabalhista entre motoristas e aplicativos
Leia Mais
Bancos brasileiros entendem que Lei Magnitsky não se aplica no país, diz Gilmar Mendes
Municípios