REGISTRO CIVIL
Mutirão terá serviço gratuito de retificação de nome e gênero neste sábado
Ação acontece na unidade da Defensoria Pública localizada na rua Barão de Melgaço, nº 128, das 8h às 12h
02/05/2024
15:00
FERNANDA PALHETA
Transexual segurando documentos necessários para a retificação do nome e gênero (Foto: Marcos Maluf)
Homens e mulheres transexuais e travestis que não têm condições financeiras de pagar pela mudança de nome e gênero no cartório terão acesso a este serviço gratuitamente durante o mutirão da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, neste neste sábado (4), Unidade Barão de Melgaço, 128, das 8h às 12h.
A ação faz parte da campanha “TRANSformando Histórias - retificação de nome e gênero”, uma parceria do órgão com a Anoreg (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul), MPE-MS (Ministério Público do Estado) e DPU (Defensoria Pública da União).
A coordenadora do Nudedh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, explica que o objetivo da campanha é facilitar o processo de retificação do registro civil dessas pessoas.
"Um formulário estará disponível em nosso portal oficial, nas redes sociais da Defensoria e da Anoreg/MS, e em nossa unidade física do Nudedh. Nele, a pessoa interessada em fazer a retificação de nome e que não possui recursos para arcar com as taxas poderá preencher. Em seguida, nossa instituição entrará em contato para viabilizar a ação", detalha Thaisa.
Desde abril de 2024, pessoas travestis e transexuais que não têm condições financeiras de pagar pela mudança de nome em cartório poderão realizar esse serviço gratuitamente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Municípios