POLÍTICA
União doa aeronave ao governo de Mato Grosso do Sul
Aeronave que pertenceu ao Banco Bamerindus era utilizada pelo Esquadrão Guará no transporte de órgãos
29/11/2023
17:38
CAMPOGRANDENEWS
JHEFFERSON GAMARRA
Aeronave doada a MS pelo Governo Federal (Foto: Cabo Marins/FAB)
O Governo Federal doou um avião Bombardier Learjet 55C, fabricado em 1989, que pertencia à FAB (Força Aérea Brasileira), à Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul). O extrato foi publicado na edição desta quarta-feira (29) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).
A aeronave, registrada como FAB 6100, pertencia ao Banco Bamerindus, mas foi confiscada pela União em 1997 e posteriormente incorporada à frota da Força Aérea Brasileira, sendo utilizada pelo GTE (Grupo de Transporte Especial).
Em 2012 e 2013, o bimotor com capacidade para até seis passageiros voou pelo Esquadrão Guará, que realiza a missão de transporte de órgãos pelo Brasil. No entanto, a aeronave precisou passar por uma inspeção de grande porte, que durou quase cinco anos.
Após a extensa revisão e atualização aos padrões mais recentes, o avião foi oficialmente devolvido ao esquadrão em 2018, com uma nova camuflagem na cor cinza e adaptação da aeronave. Agora, aos 34 anos de idade, o LearJet55C passará a compor a frota da Casa Militar em Mato Grosso do Sul.
A Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi procurada pela reportagem para especificar em quais situações a aeronave será utilizada, mas até a publicação da matéria não houve retorno.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios