BATAGUASSU
Apuração da eleição de conselheiro tutelar de Bataguassu bate recorde de rapidez
Com a utilização de urnas eletrônicas pela primeira vez, a apuração dos votos para o Conselho Tutelar de Bataguassu foi concluída em tempo recorde, revelando os cinco eleitos e os suplentes.
01/10/2023
19:45
©Jornal MS CIDADES
©Jornal MS CIDADES
A eleição para escolha dos titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Bataguassu, a apuração foi realizada na Escola Municipal "Marechal Rondon," bateu recorde de rapidez na apuração dos votos. Com um total de 2.975 votos válidos, 8 votos brancos e 6 votos nulos, os eleitos foram anunciados já às 19 horas.
Pela primeira vez na história das eleições para o Conselho Tutelar em Bataguassu, as urnas eletrônicas foram utilizadas, tornando o processo de apuração mais eficiente e ágil. Cinco candidatos foram eleitos para o próximo quadriênio (2024/2028), sendo eles: Adão da Dona Joana com 377 votos, Ney Cabeleireiro com 306 votos, Malú com 276 votos, Vanderlei Veríssimo com 237 votos e Mary com 221 votos.
Além dos eleitos, também foram definidos os suplentes: Magna com 214 votos, Brenda Assistente Social com 179 votos, Mayara Kotay com 176 votos, Ivanilde Lima com 171 votos, Silvana Nascimento com 142 votos, Pastor Fábio Cota com 115 votos, Patrícia Calixtro com 109 votos, Wesley Ribeiro com 105 votos, Ana Carla com 83 votos, Aimê Araújo com 69 votos, Julio Viana com 68 votos, Cida Ramos com 65 votos, Paula Rocha com 43 votos, Caroline Santos com 10 votos e Janaína com 9 votos.
A eleição ocorreu das 9 às 18 horas (horário de Brasília) e foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bataguassu em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O processo eleitoral teve início em 4 de agosto e encerrou-se às 22 horas do dia 29 de setembro, com campanha vedada na véspera e no dia da eleição, conforme Resolução publicada pelo CMDCA. Os locais de votação para conselheiros tutelares não seguiram o mesmo padrão das eleições gerais, com as zonas eleitorais agrupadas. Em Bataguassu, a votação concentrou-se na Escola Municipal "Marechal Rondon."
Para votar, os eleitores precisaram apresentar um documento oficial com foto e, com o auxílio das urnas eletrônicas, digitar o número correspondente ao candidato escolhido.
A posse e diplomação dos Conselheiros Tutelares eleitos estão previstas para o dia 10 de janeiro de 2024. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8069. Os conselheiros receberão uma remuneração de R$ 1.497,90, além de plantões, conforme estabelecido pela Lei Municipal n. 1.936 de 25 de abril de 2012.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios