ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Matéria determina que anúncios de emprego não tenham teor discriminatório
Deputado Pedro Kemp, autor do projeto: "O objetivo é ampliar o sistema de proteção ao acesso e dignidade do trabalho, criando mais uma barreira à prática do preconceito"
01/08/2023
12:45
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou nesta manhã (1º) o Projeto de Lei 219/2023, que proíbe a publicação de anúncios de emprego com teor discriminatório no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Não poderá haver nos anúncios referência à idade, cor, etnia, situação familiar, gênero ou orientação sexual. E os meios de divulgação de anúncios de emprego impressos ou digitais com sede em Mato Grosso do Sul deverão publicar, em caráter permanente, a seguinte informação: "é proibido anúncio de emprego com teor discriminatório, no qual haja referência à idade, cor, etnia, situação familiar, gênero ou orientação sexual".
O deputado fala sobre o combate à discriminação no processo de admissão de emprego. “Já é combatido pela Lei Federal 9029/1995, e ainda assim permanecem as práticas discriminatórias no processo de admissão de empregados. O objetivo é ampliar o sistema de proteção ao acesso e dignidade do trabalho, criando mais uma barreira à prática do preconceito, estabelecendo penalidade àqueles que insistirem em publicar anúncios de vaga de emprego com critério de exclusão por raça, cor, etnia, religião ou gênero”, justifica Pedro Kemp.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ex-integrante do Ministério da Justiça afirma ao STF que suspeitou de pedidos sobre mapa eleitoral em 2022
Leia Mais
Ana Paula Padrão critica “mães de bebê reborn” e chama prática de “patologia” em vídeo nas redes sociais
Leia Mais
Câmara de Bataguassu realiza 14ª Sessão Ordinária com foco em infraestrutura, valorização dos servidores e educação no trânsito
Leia Mais
Moraes adverte general Freire Gomes por contradições sobre trama golpista: “Ou mentiu na PF ou mente aqui”
Municípios